Quais os sinais que mostram a necessidade de retificar não só o motor, mas também o cabeçote?
Sintomas
Nem sempre é necessário retificar o cabeçote quando o eixo está danificado ou com borra de óleo. É necessário fazer a limpeza com produtos adequados. Porém no caso que uma quebra do eixo é preciso inspecionar criteriosamente o cabeçote, sobretudo os mancais de apoio do eixo de comando de válvulas, quanto a empenamentos e ovalização.
Então, o cabeçote do motor é assim chamado devido à função que exerce na máquina, que é a de comandar a entrada de saída de combustível e de ar do motor. Também é conhecido como cabeça do motor. Atualmente, nos motores mais modernos, o comando de válvulas está no cabeçote. Por sua vez, o que indica o funcionamento do motor é o comando de válvulas.
Teoricamente, o cabeçote seria mais sensível a um erro do que ao motor em si, ao bloco. Às vezes, algum equívoco cometido pela retífica ou algum ajuste que não tenha sido necessário no motor talvez não gere um problema tão grande.
O técnico explica que quando ocorre o superaquecimento do motor e o empenamento do cabeçote, o mesmo é levado para a plaina. Mas o trabalho é realizado apenas na face de assentamento com o bloco não se verifica a sua parte superior. Ou seja, sana-se um problema (superaquecimento), mas não verifica a condição de apoio do eixo de comando de válvula.
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