Para saber se o bebê está sentado ou virou de cabeça para baixo, o médico pode observar a forma da barriga e fazer um ultrassom, por volta da 35ª semana.
Nessa posição, o bebê permanece sentado na barriga, ou seja, com o bumbum votado para o canal do parto. O motivo de o bebê ainda estar em apresentação pélvica deve ser investigado quanto à possibilidade da presença de qualquer tipo de malformação, anormalidade do útero ou localização inadequada da placenta.
É sinal de que o bebê se moveu, provavelmente em direção à pelve. Nessa posição, ele fica com a cabeça para baixo, diminuindo a pressão do útero sobre o diafragma - um alívio para a mãe, que pode respirar melhor.
A apresentação pélvica é uma variante da situação ou posição longitudinal do feto onde o polo pélvico é o primeiro que se apresenta na bacia materna. A incidência diminui conforme a gravidez evolui até o termo (37 a 42 semanas).
Se ainda com 39 semanas o bebê continuar sentado, é possível que o parto Cesária seja indicado mesmo com todas as condições que a mãe tem para o parto normal. Apesar disso, alguns médicos humanistas, pensam em fazer certas manobras para que o bebê nasça de parto normal.
Quando o bebê está pélvico com os pés ou os joelhos mais próximos da saída do colo do útero, costuma ser indicada uma cesariana eletiva, pois aumenta o risco de prolapso do cordão umbilical, uma complicação em que uma parte do cordão entra pelo canal vaginal antes do bebê e pode ser pressionado, o que é perigoso.
Quando o bebê se mantém na posição pélvica, certamente você não perceberá estas mudanças. Mas não se preocupe, em nas suas últimas consultas, o médico irá verificar a posição do bebê, e ele é capaz de confirmar, apenas apalpando a barriga, se ele está encaixado, se está sentado ou em outra posição. Bebê Pode Encaixar na Hora do Parto?
Bebê pélvico durante a gestação, ou bebê “sentado”, é uma das posições possíveis do bebê estar no final da gravidez e ocorre com mais frequência do que imaginamos. Existem outras apresentações possíveis além de cefálica ou pélvica, como podálica e transversa.
O fato de o bebê estar pélvico dificulta o parto vaginal, por isso muitas vezes se programa uma cesariana. Para mais informações, leia nosso artigo sobre bebês pélvicos antes do parto. A imagem mostra um bebê em apresentação pélvica incompleta, em que apenas uma das pernas está estendida, com um pé perto do rosto.
Como limpar moedas antigas com bicarbonato?
Qual o melhor material para fazer facas?
Quanto tempo dura a faculdade de estetica?
Quanto tempo depois de colocar o diu pode ter relação?
Quanto custa uma viagem para dubai?
Qual a segunda empresa mais antiga do mundo?
Quanto pesa liquido amniotico e placenta?