A bobina de ignição com defeito é um exemplo emblemático disso. Os sintomas mais comuns perceptíveis são: carro gastando além do normal, com falhas ou ruídos agudos e com desempenho abaixo do esperado – esse último motivo também pode ser por conta do combustível adulterado.
Teste simples é jogar gasolina dentro da TBI e ligar o carro, se ele pegar pode ir direto na bomba, ou soltar a mangueira onde ela chega na flauta, lado direito do carro, colocar dentro de uma garrafa ou outra vasilha e ligar o carro, não ligar a chave, é ligar o carro mesmo, se tiver a bomba boa, ali sairá gasolina.
Para fazer esse teste, você precisa localizar o enrolamento do primário da bobina de ignição – a dica é consultar o fabricante da peça – e usar um multímetro no modo ohmímetro e coloque na escala 200 Ohms. O valor apontado deve estar entre 0,2 e 1,0 Ohms.
Quando a bobina está com defeito, a corrente chega irregular às velas, o que provoca problemas na combustão. “O veiculo pode apresentar perda de potência, barulho de batida de pino, aumento de consumo de combustível e maior emissão de poluentes”, diz Alberto Maciel, assistente técnico da MTE-THOMSON.
Remova a bobina e ignição do veículo. O teste acima não é a única forma de determinar se a bobina de ignição no seu veículo está funcionando como deveria.
Uma forma certeira para encontrar a bobina de ignição é localizar o distribuidor e seguir o cabo que não se conecta a nenhuma vela. Antes de começar, é uma boa ideia usar óculos de proteção ou outra proteção para os olhos e usar ferramentas com isolamento (principalmente alicate) para se proteger de choques elétricos.
Falando de modo geral, a maioria das bobinas automotivas terão uma leitura de bobina de aproximadamente 7,500 - 10,500 ohms para a bobina secundária. Posicione os terminais do ohmímetro sobre os pólos da bobina primária. O distribuidor terá três contatos elétricos, dois de cada lado e um no meio.
Isso significa que a bobina de ignição está fornecendo eletricidade insuficiente à vela (isso pode ocorrer por inúmeras razões, incluindo os casos de bobina quebrada, corrente "fraca", conexões defeituosas, etc.). A possibilidade final que você pode observar é que não haja nenhuma faísca.
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