Uma vez que um lote de concreto é derramado, cubra-o com o lençol para proteger o concreto da chuva. Isso manterá a umidade no concreto e o excesso de água fora.
Para evitar que o cimento petrifique ou perca a umidade pelo contato com o solo, a recomendação é armazená-lo em local seco e, quando a chuva começar, cobrir com lona preta.
Chuvas costumam castigar o material na fase da concretagem, acarretando na perda de sua resistência e comprometendo toda obra. De forma que até a segurança dos trabalhadores e da estrutura (em um médio a longo prazo) sejam afetados.
O concreto de uma laje possui especificações de projeto que devem ser respeitadas para garantir sua resistência calculada no projeto, e evitar o surgimento de algumas patologias na laje após a cura do concreto. Assim o Sua Obra vem apresentar o porquê que não se deve concretar laje com chuva.
Veja agora algumas outras dicas do que pode ser feito na construção em período de chuvas e evite maiores prejuízos:Armazene os materiais de construção em local seguro. ... Proteja as fundações. ... Atenção redobrada quanto aos fornecedores de ferramentas e materiais. ... Sinalize o canteiro de obras.
31 curiosidades que você vai gostar
Já para as paredes, existe uma outra técnica feita com um produto chamado Vedapren (que você pode encontrar aqui na C&C), bem como alguns outros similares a ele. Aplicado antes da pintura, ele cria uma camada elástica sobre a parede evitando, assim, a penetração da água da chuva.
Quer conhecer melhor essa solução e saber como é possível proteger as paredes de sol e chuva? Trata-se da tinta impermeabilizante. Já ouviu falar? Com esse tipo de tinta, as paredes e fachadas criam uma barreira que impede o desgaste da ação do tempo e do clima.
Contudo, os processos de impermeabilização mais simples começam com uma durabilidade média estimada de 5 a 7 anos, e conforme a complexidade e necessidade da situação, esse tempo aumenta. Já os processos mais sofisticados já conseguem oferecer uma durabilidade maior, de 10 a 20 anos.
É importante hidratar a laje (ou "curar a laje", como se diz em obra) por pelo menos 7 dias, três vezes ao dia. Isso é necessário para evitar a perda precoce da água que reage com o cimento, ligando os grãos de areia e as britas. Uma parte da água entrará na constituição do concreto, a outra evaporará com o tempo.
É necessário que se observe a perda de água no concreto recomendamos molhar a laje de 30 em 30 minutos após o inicio da concretagem até o final do dia,mantendo a sempre úmida pelos próximos 7 dias,caso ocorram temperaturas acima de 25° C ou ventos fortes iniciar a cura antes do horário recomendado.
Alguns pedreiros não gostam de executar pisos com clima úmido, pois a argamassa de rejunte fica um pouco comprometida, mas é uma atividade que pode ser executada. Assentamento de pisos e assentamento de revestimento de paredes também são atividades que podem ser realizadas.
É necessário molhar a laje!
Isso está relacionado com a cura do concreto. O concreto não adquire a resistência requerida imediatamente após a sua solidificação, o processo de endurecimento ocorre ao longo de vários dias enquanto ocorre uma reação química entre o cimento e a água, chamada de hidratação.
Para realizar a cura, é preciso molhar continuamente a superfície do concreto logo após o endurecimento do mesmo durante pelo menos os primeiros sete dias. No caso de uma laje, ela deve ser molhada levemente com auxílio de regador ou mangueira.
Se o concreto ainda estiver fresco (cerca de 2-4 horas após o vazamento), é importante cobrir a superfície para protegê-lo. No entanto, uma vez que o concreto tenha sido terminado (entre 4 a 8 horas após o vazamento) e esteja firme o suficiente para andar, os efeitos da chuva devem ser mínimos.
O método mais utilizado para execução da concretagem submersa tem o auxílio de uma tubulação conhecida como tremonha. Com formato de pirâmide invertida, a tremonha leva o concreto até a parte inferior da fôrma, que vai sendo preenchida de baixo para cima, até transbordar.
A norma brasileira recomenda que a cura do concreto seja feita pelo menos por sete dias, estendendo-se a até 14 dias, se for o caso. A temperatura para isso deve estar acima de 10ºC. Vale destacar que o prazo de 14 dias está ligado mais à utilização de cimentos comuns com endurecimento mais lento.
Manta impermeabilizante para laje: Proteja a cobertura de sua casaLimpe completamente a área que será aplicada a manta impermeabilizante para laje;Aplique uma demão de pintura impermeabilizante para laje Premier para garantir aderência;Estique a manta impermeabilizante para laje e corte do tamanho da área;
A grosso modo uma laje impermeabilizada tende a ser mais barata. No entanto, se para sua implantação houver a demanda de estruturas mais robustas, o telhado deve voltar a ser cogitado. Da mesma forma, um telhado mais sofisticado, com muitos recortes e muitas águas, certamente custará muito mais que uma laje plana.
O mais importante de como consertar vazamento de laje é fazer a impermeabilização correta, utilizando, de preferência, manta líquida ou vulcanizada. Além disso, a laje também deve ter certo grau de inclinação para que a água escorra até um ralo ou calha.
No caso das paredes externas, uma boa solução é a pintura impermeável, base acrílica. Atenção para as condições do reboco: deve estar devidamente regularizado, e não estar soltando areia, para garantir maior aderência da tinta. Caso o reboco esteja soltando, é preciso lixar.
Ou, para economizar tempo, é sugerido aplicar o reboco impermeável quartzolit. Essa argamassa pronta, que pode ser utilizada em paredes internas e externas, é uma solução 3 em 1: impermeabilizante, reboco e chapisco, eliminando etapas na obra de reforma.
Macete 02: Não deixe de molhar uma vez por dia o contrapiso para que ele fique bem curado, evitando o esfarelamento da sua superfície. Evite que muitas pessoas trafeguem por cima do contrapiso para evitar o esfarelamento por atrito das botas e carregar sujeira para a superfície que depois irá receber as cerâmicas.
Geralmente, após três dias de cura do concreto já é possível realizar a desforma. E para tal, é importante seguir o procedimento correto para não comprometer nem a estrutura e nem os materiais usados.
Leva tempo
Sob as piores condições -- umidade, baixas temperaturas, cobertura, excesso de água -- você pode esperar que o seu piso seque entre 48 a 72 horas; entretanto, em condições normais, o seu piso irá secar em 24 a 48 horas.
Já na hora de "Bater" a laje, encher ela, é recomendável estar de garoa a até uma chuva moderada, assim já dando início ao processo de cura. Só não é recomendável chuva forte ou temporal, devido a esta condições levar parte do cimento embora.
Qual é o sinônimo da palavra traquinas?
Como saber o peso pela cubagem?
Para você o que é preconceito?
São exemplos de agroecossistemas?
Por que e crime avariar o patrimonio publico?
Como o advogado recebe os honorários de sucumbência?
Quantos seguidores tinha Carla Diaz antes do BBB?
Para quem quer ganhar massa muscular pode correr?
Como se nomeia os compostos inorgânicos?
O que me impede de doar sangue?
Qual a diferença entre falta justificada e falta abonada?
Quanto custa para fazer o reconhecimento de paternidade?
Quanto o bitcoin ainda pode valorizar?