Como posso te ajudar ou lhe ajudar?

Pergunta de Eder Silva em 23-09-2022
(20 votos)


Como posso te ajudar ou lhe ajudar?

Usa-se o pronome pessoal oblíquo da terceira pessoa, “lheou “o/a”, quando o interlocutor for tratado por “você”, e o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa, “te”, se ele for tratado por tu. Simples assim.

Quando o lhe é usado?

O pronomelhe” é usado para substituir o complemento de um verbo transitivo indireto, ou seja, que exige a preposição (a, para ) como antecedente. Logo, orações como: Quero lhe abraçar ou Não lhe conheço são equivocadas, pois os verbos “abraçar” e “conhecer” são transitivos diretos, não exigem preposição.

Em que posso Ser-lhe útil?

Em que posso lhe ser útil?” É uma expressão corrente, que introduz as boas vindas a que qualquer pessoa tem direito quando aborda um balcão, uma repartição ou simplesmente um carrinho que vende cachorros.



Como usar o ti e te?

Te é um pronome pessoal oblíquo átono, podendo assumir na frase a função de objeto direto ou de objeto indireto. Nunca deverá ser precedido de uma preposição. Ti é um pronome pessoal oblíquo tônico, assumindo a função de objeto indireto numa frase. Deverá ser sempre precedido de uma preposição, como: para, a, de e com.

Que Deus te abençoe ou lhe abençoe?

Por isso, a frase “Deus lhe abençoe” está errada gramaticalmente e deve ser reescrita da seguinte maneira: “Deus o abençoeouDeus te abençoe”. Afinal, o verbo “abençoar” é transitivo direto.

É correto escrever encaminho lhe?

2) Num primeiro aspecto, verificada a circunstância de que não há irregularidade alguma a ser apontada na frase "Encaminho a você a nota", estabelece-se uma comparação entre os dois primeiros exemplos: a) "Encaminho-lhe a nota"; b) "Lhe encaminho a nota".



Como usar o lhe e lhes?

Para evitar o segundo erro é só prestar atenção: lhe substitui uma expressão singular e lhes substitui uma expressão plural. Outro aspecto que merece atenção: Não é correto o emprego de lhe(s) com verbos como conhecer, convidar, abraçar e outros que não exigem complemento com preposição.

Em que ou em o quê?

Em Lições de Português pela Análise Sintática, argumenta Bechara: "Tem-se estendido sem razão nem tradição no idioma o emprego 'em que' em construções onde só deve figurar o 'que', como 'todas as vezes em que'. Prefira-se 'todas as vezes que' ou 'em todas as vezes em que' (ou simplesmente 'que').

Poderia nos informar Está correto?

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Ambas são formas conjugadas do verbo poder na 3ª pessoa do plural.






Outras questões

Quanto tempo dura um ciclo de Deca?

Quanto tempo o jogador de futebol treina por dia?

Como construir uma ponte sobre o rio?

Como Treinar em Fortnite?

Como fazer para aumentar o salto?

Qual o prazo de validade do orçamento de serviço?

O que é ofício de comunicação?

Como podemos perceber a globalização em nossa vida?

Como percebemos uma cor do ponto de vista óptico?

Como entender a luz na fotografia?

Estou amamentando e não consigo perder peso?

Como percorrer uma array?

O que fazer para perder 2 quilos em 2 dias?

Como prender um móbile no teto?

Quais são as formas de perda de água no organismo?

É possível perder 10kg em 2 meses?

Como ativar o helicóptero no GTA 5?

Como pendurar vasos de plantas no pallet?

Como pendurar guirlanda sem furo?

Como fala Eu amo essa música em inglês?

Política de privacidade Termos e condições Sobre nós Contato
Copyright 2025 - bix.pt

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação e analisar o tráfego. Ao continuar a utilizar o site, concorda com a nossa Política de Privacidade.

Aceitar