Para trabalhar a educação ambiental nas escolas, é necessário que ocorra uma articulação entre todas as disciplinas do currículo, de maneira transversal, conforme as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, assim como, nas atividades cotidianas dos educadores em sala de aula.
Para que os alunos de todo o país tenham acesso a uma formação integral, o Ministério da Educação (MEC) definiu que as instituições de ensino devem incorporar em seus planos pedagógicos os temas transversais, como ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, trabalho, consumo, pluralidade e cultura.
Quais são as dicas para pôr a interdisciplinaridade em prática?
Faça um bom planejamento: as atividades interdisciplinares precisam de um planejamento pedagógico eficaz para se encaixar na rotina escolar, pois envolvem professores de várias disciplinas. ... O trabalho dos alunos pode acontecer em conjunto por meio de conteúdos digitais criados pelos professores de cada disciplina.
O papel da escola ao trabalhar Temas transversais é facilitar, fomentar e integrar as ações de modo contextualizado, através da interdisciplinaridade e transversalidade, buscando não fragmentar em blocos rígidos os conhecimentos, para que a Educação realmente constitua o meio de transformação social.
O primeiro passo para uma promoção eficiente de uma proposta pedagógica é promover a inclusão de espaços para a discussão. Essa troca de ideias, por meio de um debate saudável, deve incluir tanto a equipe de funcionários do colégio quanto os pais e responsáveis dos estudantes (além, é claro, dos próprios alunos).
A abordagem interdisciplinar pretende superar a fragmentação do conhecimento. Entretanto, esse é um importante viés a ser perseguido pelos educadores ambientais, onde se permite, pela compreensão mais globalizada do ambiente, trabalhar a interação em equilíbrio dos seres humanos com a natureza.
O objetivo da transdisciplinaridade na escola é proporcionar um ensino mais lógico e racional, oferecendo um aprendizado mais eficiente aos alunos. Eles terão então, uma maior chance de entendimento de todas as matérias em conjunto, e podem até ter experiências com trabalhos que unem todas as matérias estudadas.
Para conseguir trabalhar de forma transdisciplinar, é importante envolver conteúdos que não se adequam plenamente a nenhuma disciplina. Isso quer dizer que os professores devem encontrar o corpo, um tema que está presente em várias disciplinas mas não pertence a nenhuma ao mesmo tempo.
No processo educacional é imprescindível recorrer à transdisciplinaridade, a qual, desde o século XX, vem se desenvolvendo no meio acadêmico, visando conectar o campo universitário ao restante da sociedade, distanciados justamente pela tendência à máxima especialização profissional.
Atualmente este conceito vem sendo explorado principalmente no interior do Centre International de Recherches et d`Études transdisciplinaires, um dos mais importantes núcleos de estudos sobre a transdisciplinaridade.
Quanto tempo dura a tatuagem com perfume?
O que significa inteligência acima da média?
Como é feito o vinagre de maçã?
Quantas pessoas voltaram do cativeiro da Babilônia?
Qual a diferença de brasileiro naturalizado e brasileiro nato?
Como se faz um foguete de verdade?
Como terminou o sétimo guardião?
Como finalizar uma carta de intenção?
Como finalizar uma carta comercial?
Como acabar uma amizade texto?
O que é modo indicativo exemplos?
Porque o Leo saiu de H2O Meninas Sereias?