Entre eles, vale destacar os frutos do mar, o sal iodado, algas, leite e ovos; Verifique, na hora da compra, se o sal que você pegou da prateleira é iodado. A prevenção do bócio endêmico está diretamente associada à ingestão de iodo, elemento indispensável para a produção dos hormônios tireoidianos.
Um bócio pode ocorrer em uma glândula que está produzindo muito hormônio (hipertireoidismo), muito pouco hormônio (hipotireoidismo), ou a quantidade correta de hormônios (eutireoidismo). Um bócio indica que existe alguma condição fazendo com que a tireoide cresça de formal anormal.
O bócio é uma alteração da tireoide caracterizada pelo aumento dessa glândula, formando uma espécie de nódulo ou caroço na região do pescoço, que se torna mais arredondado e mais largo do que o normal.
Para manter a tireoide regulada é importante manter uma dieta equilibrada com alimentos fonte de fibras, iodo, selênio, zinco e cobre, que são nutrientes necessários para o bom funcionamento desta glândula e que podem ser encontrados em alimentos como peixes, frutos do mar, cereais integrais, ovos e castanha-do-pará.
O bócio endêmico é uma alteração que acontece devido à deficiência dos níveis de iodo no organismo, o que interfere diretamente na síntese de hormônios pela tireoide e leva ao desenvolvimento de sinais e sintomas, sendo o principal o aumento do volume da tireoide que é percebido através do inchaço no pescoço.
Existem dois tipos de bócio: nodular e difuso. “No nodular o aumento da tireoide é causado por nódulos de diversos tamanhos. O difuso é quando o aumento ocorre sem a presença de nódulos”, explica a Carolina Ferraz, endocrinologista do Centro de Nódulos da Tireoide do Hospital Samaritano.
O tratamento do bócio tem como objetivo corrigir a causa da doença, seja ela a carência de iodo, um tumor, infecção ou a doença autoimune. Saiba mais.
O bócio pode ocorrer em uma glândula que produz muito hormônio (hipertireoidismo) ou muito pouco hormônio (hipotireoidismo). Basicamente, um bócio dá uma indicação de que há algo errado e fazendo com que a glândula tireoide cresça de forma anormal. A deficiência de iodo é a principal causa de bócio.
Esse crescimento anormal pode tomar a glândula toda e tornar-se visível na frente do pescoço; ou, então, surgir sob a forma de um ou mais nódulos (bócio nodular), que podem não ser perceptíveis exteriormente. A doença se manifesta mais nas mulheres entre 20 e 40 anos, mas pode ocorrer desde o nascimento, o que caracteriza o bócio congênito.
O bócio pode desencadear problemas sérios, uma vez que o aumento exagerado da glândula pode fazer com que outros órgãos próximos sejam afetados, principalmente a traqueia e o esôfago, que ficam comprimidos, causando dificuldades para respirar e engolir.
O que dá para fazer com 350 milhões?
Como nomear cadeias fechadas ramificadas?
Quem pode ser chamado de candango?
Quais tipos de ferramentas da qualidade?
O que são Boas Práticas de Fabricação de medicamentos?
Quanto ganha uma empregada doméstica na Espanha?
Qual a idade que começa a nascer pêlos nos meninos?
Como explicar a primavera para educação infantil?
Quem foi o vencedor da Fazenda 2013?
Quantos povos africanos vieram para o Brasil?
Como se escreve o nome Vida em inglês?
O que são os números inteiros?
Quanto custa 1 quilo de carne no Japão?
Quais leguminosas precisam ficar de molho?