O Brasil está dividido em cinco Grande Regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. É a Unidade onde tem a sede do Governo Federal, com seus poderes: Judiciário, Legislativo e Executivo. Em número de 26, constituem as unidades de maior hierarquia dentro da organização político-administrativa do País.
Minas Gerais é uma das 27 unidades federativas do Brasil, sendo o quarto estado com a maior área territorial e o segundo em quantidade de habitantes, localizada na Região Sudeste do país.
Em escalas menores, as divisões políticas (algumas vezes chamadas de divisões administrativas) abrangem estados, boroughs, vilas, distritos, províncias, comunidades autônomas, municípios, entidades subnacionais, unidades administrativas, áreas administrativas, governos regionais etc.
Esse processo teve início ainda no período colonial, momento esse que o Brasil estava dividido em capitanias hereditárias, dessa forma estados como Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte são derivados de antigas capitanias estabelecidas no passado momento no qual vigorava esse tipo de divisão.
O Brasil, como sabemos, é um país com um imenso território, e sua atual divisão político-administrativa compreende 27 unidades federativas: 26 estados um Distrito Federal. Os estados estão divididos em municípios que se dividem em distritos.
As capitanias hereditárias foram a primeira divisão administrativa e territorial implantada pelos portugueses durante a colonização da América Portuguesa.
No Brasil, todos os estados se dividem em municípios, podendo às vezes ser agrupados em divisões não administrativas (mesorregiões e microrregiões), e os municípios em alguns casos se dividem em divisões administrativas menores, controlados por subprefeituras.
A divisão do território de Minas Gerais, adotada oficialmente pelo governo estadual, estabelece dez Regiões de Planejamento, listadas a seguir, em ordem alfabética:
Atualmente a divisão político-administrativa do Brasil está configurada em unidades de federação, onde se encontram os Estados e o Distrito Federal, e Municípios.
Foram vários os motivos que levaram o Brasil a realizar uma divisão interna do território, dentre eles os fundamentais foram os fatores históricos e político-administrativos.
A estrutura político-administrativa que gerencia e controla o Brasil. Em todo território autônomo existem divisões internas que servem para facilitar a administração. No Brasil não é diferente, o país precisa ser gerenciado e controlado por entidades ligadas ao governo, sendo uma subordinada à outra.
Diante da necessidade de dividir a administração e o controle do país, foi estabelecida uma fragmentação do território brasileiro em estados, municípios e distritos, além de outras regionalizações, como as regiões e os complexos regionais.
Quais são os principais impactos positivos da ferrovia?
Qual a fonte de vegetal usada para produzir o etanol?
O que é decurso de prazo boleto?
O que é convergente divergente e transformante?
O que aconteceu com a Toni de Riverdale?
O que são linhas perpendiculares?
Tem limite de atestado por mês?
O que é o CAR Cadastro ambiental rural?
Qual a diferença entre isenção e diferimento do imposto?
Como relaxar para medir a pressão?
Qual o melhor exame para dor de cabeça?
Qual a principal função da Vigilância Epidemiológica?
Qual é a cidade de destino de Davi?