Classificadas de acordo com sua proximidade com o produto, as embalagens são definidas como primárias, secundárias e terciárias — sendo todas fundamentais para que o produto chegue com qualidade ao consumidor final.
As principais funções da embalagem são a contenção, proteção, utilidade e comunicação. Mas estas são apenas funções básicas, pois o universo das embalagens tem o poder de enriquecer as marcas em diversos sentidos.
Tipos de embalagens com base nos materiais utilizados
Funções básicas das embalagens
A embalagem é um recipiente ou material que envolve e armazena produtos por um determinado perÃodo, para proteger e garantir a vida útil, possibilitando a distribuição.
Uma embalagem eficaz deve levar em consideração o enchimento externo e interno. O uso interno deve ser adaptado para que as mercadorias sejam bem acomodadas dentro da embalagem. O uso padronizado permite que cada pacote possua sempre o preenchimento ideal. O segundo aspecto diz respeito ao empilhamento dos produtos.
Como função primária a embalagem deve proteger o produto dos danos que ocorrem durante o empilhamento dos produtos, como por exemplo: choques, vibração e compressão, danos esses que são designados danos fÃsico-mecânicos, estes têm maior probabilidade de acontecerem no circuito de transporte e distribuição.
Apesar da proteção dos produtos ser a função principal de uma embalagem, ela também exerce outros papéis, como:
Quais são os principais tipos de embalagens?
A embalagem é um recipiente ou material que envolve e armazena produtos por um determinado perÃodo, para proteger e garantir a vida útil, possibilitando a distribuição. A utilização da embalagem proporcionou oferecer os alimentos, medicamentos e produtos de conveniência com segurança e informação para as pessoas.
Uma embalagem pode ser classificada de diferentes maneiras. Em relação à função, elas podem ser primárias, secundárias ou terciárias. Embalagens primárias são aquelas que contém o produto, que estão em contato direto com ele. Embalagens secundárias servem para proteger e acondicionar as primárias.
A embalagem tem interação com todas as funções da logÃstica, armazenamento, manuseio, movimentação de materiais, e transporte. Desta interação com as funções logÃsticas, pode-se conseguir redução de custos, de tempo na entrega final do produto, redução de perdas, e aumento do nÃvel de serviço ao cliente.
Qual a importância dos variados tipos de embalagens? A rotulagem e o design das embalagens de um produto são tão primordiais quanto a marca. Eles são preparados para transferir valor para a mercadoria. O design pode ser, por exemplo, uma das armas mais competitivas do arsenal de marketing de uma empresa.
Embalagens primárias são aquelas que contém o produto, que estão em contato direto com ele. Embalagens secundárias servem para proteger e acondicionar as primárias. Já as embalagens terciárias servem para facilitar os processos de movimentação e armazenagem de produtos.
Quais são os constituintes da fase sólida do solo?
Quanto tempo do aeroporto de Navegantes a Camboriú?
Quantos slides deve ter uma apresentação de mestrado?
O que fazer para proteger o coração?
Quem governou depois de Júlio César?
Porque médicos usam verde ou azul?
Como usar detergente alcalino clorado?
Como saber qual o meu processador no Ubuntu?
Quais são os fatores primos de 28?
Pode reutilizar sachê de chá?
O que é estratégia de precificação?
Quem tem diabete pode tomar suco de inhame com limão?
Qual o conceito da condensação?
O que melhora o funcionamento do coração?
Para que serve o recurso publicar slides?
O que combina com quarto branco?
Pode tomar dolomita todos os dias?