Uma associação de capacitores ocorre quando interligamos mais de um capacitor em um mesmo circuito elétrico. Em um circuito, esses capacitores podem estar associados em série, em paralelo ou de forma mista.
Associação de capacitores é a forma de conectar-e dois ou mais capacitores, de modo a obter-se diferentes capacitâncias. Basicamente existem dois tipos de associação entre capacitores: série ou paralelo, porém é possível combiná-los, formando associações mistas.
A aplicação de uma tensão de polaridade reversa, ou uma tensão que exceda a tensão de trabalho nominal máxima de apenas 1 ou 1,5 volts, pode destruir o dielétrico e, portanto, o capacitor. A falha dos capacitores eletrolíticos pode ser perigosa, resultando em explosão ou incêndio.
Como outros capacitores convencionais, os capacitores eletrolíticos armazenam a energia elétrica estaticamente por separação de carga em um campo elétrico na camada de óxido dielétrico entre dois eletrodos. O eletrólito não sólido ou sólido, em princípio, é o cátodo, que forma assim o segundo eletrodo do capacitor.
Na associação de capacitores em série, as placas que constituem os capacitores são ligadas entre si da seguinte forma: A placa negativa do capacitor liga-se à placa positiva de outro capacitor e assim sucessivamente. Isso faz com que todos os capacitores tenham a mesma carga de associação, ou seja, Q = constante.
Capacitores são dispositivos elétricos capazes de armazenarem cargas elétricas. Também são conhecidos por condensadores. Os capacitores são constituídos de placas paralela e planas (armaduras) positiva e negativa e um dielétrico (isolante) presente entre elas.
No entanto, caso queiramos calcular a capacitância equivalente para a associação entre apenas dois capacitores, podemos usar um recurso facilitador: A fórmula só deve ser usada para dois capacitores por vez. Na associação de capacitores em paralelo, o potencial elétrico é igual para todos os capacitores.
Nesse tipo de associação, a armadura do capacitor que é carregada com carga positiva é ligada à armadura carregada com carga negativa do capacitor seguinte. Na associação de capacitores em série, a capacitância equivalente é determinada pelo produto dividido pela soma das capacitâncias individuais.
A principal característica dos capacitores é a capacitância — uma grandeza física que mede a quantidade de cargas que um capacitor consegue armazenar para uma determina diferença de potencial. A unidade de medida da capacitância é o farad (F), sendo que 1 farad equivale a 1 coulomb por volt (C/V). A fórmula da capacitância é esta:
Como estimular o funcionamento da vesícula biliar?
Como funciona a compra na Shein?
Como funciona o pagamento de um empréstimo bancário?
Pode pintar a parte interna da geladeira?
Como pintar a sobrancelha de ruivo sem descolorir?
Como calcular o lucro desejado?
Como funciona o plano do governo com as empresas?
Como fazer transversal na unha?
Como se pinta uma armadura no Minecraft?
Como conseguir papagaio no Minecraft?
Como pintar uma parede já pintada com textura?
Como peticionar o agravo de instrumento?