Essa deve ser pensada a partir do planejamento feito pela equipe pedagógica e professores, traduzida no plano de trabalho ou de aula. A rotina possibilita à criança segurança e domínio do espaço e do tempo que passa na escola. ... A partir dessa definição, organizam-se as atividades propostas para a criança.
A organização deste espaço deve ser pensada tendo como principio oferecer um lugar acolhedor e prazeroso para a criança, isto é, um lugar onde as crianças possam brincar, criar e recriar suas brincadeiras sentindo-se assim estimuladas e independentes. Diferentes ambientes se constituem dentro de um espaço.
Nossa escola pode organizar melhor seus tempos e espaços para garantir o desenvolvimento integral dos estudantes, por meio de :
Organizar o espaço escolar é um aspecto importante de toda proposta pedagógica, pois é nesse espaço que a criança irá construir o seu conhecimento. Assim sendo, o educador assume papel de extrema importância na mediação da organização do espaço e em ajudar os alunos no desenvolvimento de suas atividades.
Organizar o espaço escolar é um aspecto importante de toda proposta pedagógica, pois é nesse espaço que a criança irá construir o seu conhecimento. Assim sendo, o educador assume papel de extrema importância na mediação da organização do espaço e em ajudar os alunos no desenvolvimento de suas atividades.
A proposta pedagógica precisa estar presente em todos os ambientes escolares
Quando a escola acolhe seus alunos com carinho, preocupando-se em manter um olhar individualizado sobre cada um, consequentemente ela conquista a confiança e a afeição deles. Os vínculos afetivos surgem com os colegas, funcionários, diretor/diretora, professores e com quem mais estiver envolvido nesse ambiente.
A sala na escola não é um espaço de recreação. É parte imprescindível de um contexto de aprendizagem e tem que servir a este propósito. A arquitetura, as cores, a mobília e os materiais que compõem os recursos educativos estão distantes da ideia de “bufê infantil”.
A qualidade e a organização do espaço e do tempo dentro do cenário educacional podem estimular a investigação, incentivar o desenvolvimento das capacidades de cada criança, ajudar a manter a concentração, fazê-la sentir-se parte integrante do ambiente e dar-lhe uma sensação de bem-estar (p. 118).
A GESTÃO DO TEMPO E DO ESPAÇO DA ESCOLA Profa. Dra. Rita de Cassia Gallego Profa. Dra. Vivian Batista da Silva Tema 1 – OS TEMPOS E OS ESPAÇOS ESCOLARES EDUCAM Tópico 1 - Apresentação: por que estudar tempo e espaço escolar? Tópico 2 - Como foram configurados um tempo e um espaço propriamente escolares? Tópico 3 - A nossa disciplina
Durante os estágios desenvolvidos nos espaços escolares sempre observei atentamente a maneira como as escolas se organizavam e a pobreza com que utilizavam os materiais decorativos.
Quando a fronteira da Itália vai abrir?
De quem é o maior QI do Brasil?
Quais são e como acontecem os principais impactos ambientais no Brasil *?
Qual a Marinha de guerra mais poderosa do mundo?
Quais são os dez serviços essenciais da saúde pública?
Quantos elétrons de valência existem na configuração do elemento químico de número atômico 83?
Qual o objetivo do ciclo de Carnot?
Onde deve ser recolhido o ITCD?
Quantas horas de jejum para tomar remédio da tireoide?
Qual a melhor alimentação para quem tem refluxo?
O que quer dizer licenciamento da motocicleta?
É verdade que se estalar os dedos engrossa?
Quanto tempo leva para curar uma miocardite?
Qual a estrutura de uma revisão bibliográfica?
Qual a diferença entre os tipos de extintores de incêndio?
Quanto tempo demorou para construir a ponte Rio-niterói?