Nas atividades o homem, desde os primórdios utilizou e ainda utiliza os oceanos para a pesca artesanal e industrial, para a circulação de bens e mercadorias, para isso aperfeiçoou técnicas de navegação e melhorou os equipamentos utilizados no mar.
A origem dos oceanos está intimamente ligada à formação da atmosfera e ao resfriamento do planeta e formação da litosfera. É da atmosfera que veio pelo menos 50% da água que preenche as bacias oceânicas (acredita-se que outros 50% têm origem em meteoritos).
Os oceanos e mares são de fundamental importância para o nosso planeta, pois contribuem para o equilíbrio climático, além de ser muito importante para a economia dos países. Tendo em vista que a maioria dos fluxos comerciais (exportação e importação) ocorre através dos oceanos.
A economia dos mares e dos oceanos Atualmente, merecem destaque as seguintes atividades econômicas assentadas na exploração dos mares e dos oceanos: A pesca Base da alimentação de milhões de pessoas, a pesca tradicional e industrial é feita em todos os oceanos e na maioria dos mares, sobretudo em áreas costeiras.
Os seres humanos exploram o solo, utilizando-o para o cultivo de plantas, para a criação de animais, para a instalação de moradias e para a exploração de recursos minerais encontrados em suas camadas mais profundas.
Os oceanos têm uma grande importância ecológica, econômica, política e sociocultural. Eles são responsáveis pelo equilíbrio do clima e proporcionam alimentação, lazer, transporte e renda. Por conta disso, os oceanos são fundamentais para a sobrevivência da espécie humana e de todos os seres vivos do planeta.
Durante milhares de anos o sal foi sendo depositado nas águas, e essa mistura fez “nascer a água salgada”! Outro processo que contribui para isso é a evaporação.
Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície da Terra e contêm 97% de toda a água do planeta. Eles influenciam o clima e as condições meteorológicas, estabilizam a temperatura, moldam a química terrestre e providenciam um lar para a maior diversidade de espécies do planeta.
Os oceanos e mares representam 97% de toda a água existente no planeta Terra. Os oceanos e mares são importantes pois abrigam uma enorme biodiversidade.
Vida humana – O oceano e a humanidade estão fortemente interligados, pois dos oceanos obtemos alimento, medicamentos e recursos vivos e não vivos. Os oceanos criam empregos, produz economia para o país, e desempenha um importante papel na segurança nacional.
Por conta disso, os oceanos são fundamentais para a sobrevivência da espécie humana e de todos os seres vivos do planeta. Mas será que a população conhece a importância que este imenso ecossistema tem em suas vidas?
Para lembrar a data o oceanógrafo e mestre em Geodinâmica, Jonas Ricardo dos Santos, avisa que sem eles não seria possível existir vida humana. Os oceanos têm uma grande importância ecológica, econômica, política e sociocultural. São eles responsáveis pelo regulamento do clima, proporcionam alimentação, lazer, transporte e gera renda.
Como se bronzear com parafina?
Quantas vezes o grafeno é mais forte que o aço?
Como ir de Tel Aviv ao Mar Morto?
Qual a importância de realizar o CAT?
Quantos kilos bagagem de mão Gol?
Como o direito se manifesta na sociedade?
Como colocar uma imagem em escala de cinza?
O que é dualismo na psicologia?
Para que serve a spirulina nos peixes?
Como se caracteriza estruturalmente um álcool?
É verdade que todo número natural é inteiro?
Qual a porcentagem para dar perda total?
Em que data é por quem Belém foi fundada?
Qual valor do Auxílio Brasil em dezembro 2021?