Entendido assim, a escrita sempre esteve presente nas culturas indígenas no Brasil na forma de grafismos feitos em cerâmica, tecidos, utensílios de madeira, cestaria e tatuagens.
Muitas versões da História do Brasil colocam os povos indígenas apenas no passado, por meio de imagens, pinturas ou textos que destacam a colonização. Contudo, a História é de todos e não de alguns e merece ser contada na sua multiplicidade de versões.
São os textos que transmitem, conforme a fé dos seguidores, uma mensagem do Transcendente, onde pela revelação, cada forma de afirmar o Transcendente faz conhecer aos seres humanos seus mistérios e sua vontade, dando origem às tradições.
Na maior parte das sociedades indígenas a transmissão dos elementos culturais como a mitologia, os rituais e os costumes é feita oralmente e são os idosos que desempenham essa função fundamental para a sobrevivência dos povos.
A hipótese mais aceita para explicar a origem dos índios brasileiros é a de que eles são descendentes de povos asiáticos que atravessaram o estreito de Bering há 62 mil anos. Estudos arqueológicos recentes estabelecem a chegada dos primeiros habitantes do Brasil à Bahia e ao Piauí entre 20 mil e 40 mil anos atrás.
"Ágrafo", que vem do grego, quer dizer "sem escrita", e corresponde a um grande e diverso grupo de sociedades. São exemplos de povos ágrafos os Incas e os Maias, os povos nativos brasileiros (como os guaranis e os tupis) e os acentrais humanos do Paleolítico.
Os índios vivem em tribos. Organização de um grupo de pessoas ligadas entre si por laços de sangue, com costumes e interesses comuns. Constroem sua aldeia em uma mesma área, falam a mesma língua, têm os mesmos costumes e união entre si.
O antropólogo Da Matta3 (1987) aponta dois conceitos de tempo simultaneamente presentes nas culturas indígenas brasileiras: um ‘presente anterior’ e um ‘presente atual’.
Há uma longa tradição no Brasil de publicar por escrito, mitos e lendas indígenas, supostamente transcritos das ricas tradições orais, por toda sorte de autores desde viajantes estrangeiros até antropólogos renomados. O que mais caracteriza essa aparição da voz indígena na escrita é a forma dada a essa voz.
Como tirar extrato do FGTS pela Conectividade Social?
Como ativar a Conexão de Área de Trabalho Remota?
Como lavar mangueira de ordenha?
Como o usar o Count em Python?
Como usar DNS do Google no Android?
Quanto tempo deixar o Cerumin no ouvido?
Como fazer um parágrafo em inglês?
Como usar o ácido mandélico da Creamy?
Como usar o pó fixador Corega?