Da Ásia à América Esse subcontinente ligava o nordeste da Ásia ao norte americano, criando uma ponte que possibilitou a passagem desses antepassados entre cerca de 15 mil e 10 mil anos atrás. Desde então, após a chegada ao continente, esses indivíduos se dispersaram pela América, povoando tanto o norte quanto o sul.
Pesquisadores indicam que três ondas migratórias povoaram a América. Saber como os primeiros povos chegaram à América tem sido objeto de estudo de vários ramos da ciência. Entre elas, a arqueologia, a linguística e a genética.
Segundo o artigo, os índios sul-americanos de hoje são resultado de pelo menos duas ondas migratórias vindas da Ásia em períodos diferentes, o que explica por que as tribos da América do Sul remanescentes apresentam traços tão distintos quando comparadas umas às outras ; e também aos seus ancestrais.
Ele constatou que os índios brasileiros poderiam ser agrupados – ou divididos, como se queira – em quatro grandes grupos ou troncos linguísticos: tupi-guarani, macro-jê, aruaque e caribe. Cada um desses supergrupos é dividido, por sua vez, em dezenas ou centenas de nações, com sua língua, cultura, costumes e modos de vida.
Ou seja, até 2% do DNA dos índios brasileiros provém dos aborígines da Austrália e vizinhanças. Uma análise recente genética revelou parentesco entre xavantes (esquerda) e aborígines australianos (direita)
Ninguém sabe ao certo, mas estima-se que quando a frota de 13 embarcações comandada por Pedro Álvares Cabral aportou na região da atual cidade de Porto Seguro, no sul da Bahia, o território que hoje é o Brasil era habitado por algo entre 1 e 6 milhões de indígenas.
Quanto custa o Seguro de Vida da Caixa?
Qual o benefício da pílula contra o estupor?
Quando devo tomar Mass Gainer?
O que se faz em um setor de protocolo?
Quando se faz um requerimento?
Como escreve bônus em português?
O que o Sirius faz Como funciona?
Porque o baço do cachorro aumenta?
Como se tirar o nível do terreno?
O que quer dizer T-shirt em inglês?