Os egípcios lidavam as cheias periódicas do rio Nilo por meio de um complexo sistema de barragens, bombeamento e desvio dos cursos d'água, o que tornava possível amenizar e evitar eventos como as enchentes.
Como a região era desértica, o rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios. O rio era utilizado como via de transporte (através de barcos) de mercadorias e pessoas. ... Nos meses das cheias, as águas do rio invandiam as margens, deixando as terras úmidas e prontas para o plantio.
As enchentes do Nilo (em árabe: عيد وفاء النيل) têm sido ao longo da História um importante acontecimento cíclico natural no vale do rio Nilo e no seu delta, no Egito, desde a época antiga. ... Os antigos egípcios acreditavam que as cheias do rio Nilo se deviam às lágrimas de Ísis pelo seu falecido irmão-marido Osíris.
Cheias do Nilo Uma das principais características do rio Nilo são as cheias. Além do fornecimento de água, existem sedimentos, adubo em seu fundo. A cheia movimenta todo o interior do rio, trazendo à tona todos os nutrientes necessários para o solo.
A agricultura ganhava “chuvas” de junho a setembro (período das cheias), desencadeando um fenômeno curioso: o Nilo transbordava, mas fertilizava o solo depositando matéria orgânica (húmus) naquela área desértica. Essa era basicamente a principal importância do Rio Nilo para o Egito.
Para os egípcios, os deuses da mitologia egípcia usavam o Nilo como transporte, e o local onde o Sol nasce seria o mais propício para a vida.
Diques e reservatórios no rio Nilo Assim, às margens do Nilo foram construídos diques e reservatórios, a fim de reter as águas que seriam utilizadas - por meio de canais de irrigação - no tempo de escassez das chuvas para a agricultura, a pecuária e o consumo humano.
O rio Nilo apresenta grande irregularidade em seu volume de água e nos períodos de cheias (junho a setembro) fertilizam suas margens com os húmus (matéria orgânica) e irrigam as planícies que o circundam.
A grande preocupação da população nesses meses era com as enchentes acima de 8 metros cuja vazão era mais demorada, impedindo o preparo da terra para semeadura. Para aproveitar as águas do Nilo foram construídos diques, reservatórios e canais de irrigação.
Elas são causadas, quase sempre, pelo aumento da quantidade de chuva ou pelo derretimento abrupto das neves nas montanhas. No sul da Ásia, os ciclones multiplicam a ação nefasta das enchentes. ... No Egito antigo, as cheias do Nilo eram comemoradas em alguns anos como uma dádiva dos deuses e, em outros, como um castigo.
Egito Antigo: Planície fértil do rio Nilo favoreceu civilização egípcia - UOL Educação Tema frequente dos meios de comunicação, o Egito é um país geralmente associado a descobertas arqueológicas da era anterior a Cristo. No ima Tema frequente dos meios de comunicação, o Egito é um país ger...
A ascensão da estrela Sirius em direção ao Oriente era um dos sinais da cheia do Nilo, a saber, em torno de 15 de agosto do calendário moderno, e a cheia demarcava o início do novo ano egípcio antigo. O antigo ano egípcio é dividido em três estações: inundação ou cheia, plantio e colheita, cada uma com quatro meses.
Devido à importância da inundação do Nilo, os antigos egípcios criaram medidores do Nilo, ou Nilômetros, para medir os níveis de água ao longo de centros importantes, próximos aos Templos, sobretudo em Aswan.
Qual os 10 alimentos mais saudáveis do mundo?
Qual a importância das vanguardas europeias?
Faz quanto tempo que Jesus foi crucificado?
Quem pode assinar uma planta baixa?
Quem é o jogador mais bem pago do mundo 2021?
Pode usar vitamina C todos os dias?
Quem recolhe animais mortos em Santo André?
Qual empresa comprou a Brastemp?
Como trabalhar as cores na educação infantil?
Quantos anos vivi das Chiquititas tem hoje?
Quais são os 5 pilares do Big Data?
Qual produto é bom para tirar ferrugem?
Qual a diferença entre alimentos in natura e industrializados?
O que são sistemas comerciais?