A FARMACOLOGIA começou a ser tratada como ciência na segunda metade do século XIX, com estudos feitos em universidades alemãs, e se expandiu rapidamente depois de 1930, principalmente nos Estados Unidos e na Europa.
Origem do Fármaco A palavra fármaco deriva da terminologia grega “phármakon” que tem o significado de ser aquilo que pode transladar as impurezas, ou seja, para os gregos essa palavra poderia significar tanto remédio como veneno, poderia manter a vida ou causar a morte.
Do grego, pharmakos, droga, e logos, estudo, a farmacologia estuda as substâncias químicas e a sua interação com os sistemas biológicos. Por isso, é fundamental para os futuros profissionais de saúde.
A farmacologia pode ser dividida em: Farmacologia geral, Farmacologia aplicada, Farmacodinâmica, Farmacocinética, Farmacotécnica, Farmacognosia, Farmacoterapêutica, Farmacologia clínica e Toxicologia.
O assunto da farmacologia é amplo e inclui o conhecimento das fontes, propriedades químicas e físicas, composição, ações fisiológicas, absorção, destino e excreção, e o uso terapêutico das drogas. Uma 'droga' pode ser definida, de uma forma ampla, como qualquer agente químico que afete o protoplasma vivo ...
O farmacologista, é o especialista que trabalha no estudo, na pesquisa, na análise, na criação e no desenvolvimento de fórmulas e de substâncias. Ou seja, o farmacologista atua principalmente com a parte científica por trás da Medicina.
Conforme comentamos anteriormente, a farmacocinética é, didaticamente, dividida em quatro etapas: absorção, distribuição, biotransformação, biodisponibilidade e excreção.
Para tratá-las, os povos utilizavam produtos naturais e rituais religiosos. Como ciência, a Farmacologia nasceu em meados do século XIX. O primeiro registro histórico que menciona os fármacos foi o Papiro de Smith, datado de 1600 a.C. A partir de uma melhor compreensão da natureza das enfermidades e o desenvolvimento da química orgânica, ...
Divisões da Farmacologia. A farmacologia pode ser subdividida em vários ramos, sendo que essa classificação é feita com base na evolução das técnicas e métodos farmacológicos. Dentre as subdivisões estão a Farmacologia Básica, Farmacodinâmica, Farmacocinética e Farmacologia Clínica.
Em 1847, Rudolf Buchheim fundou o primeiro Instituto de Farmacologia, na Universidade de Dorpat, na Estônia. É importante ressaltar que, embora seja diretamente voltada para o estudo dos efeitos e mecanismos de ação das substâncias químicas, essa disciplina tem contribuído bastante para o conhecimento do funcionamento dos seres vivos.
Farmacologia Geral Farmacologia Clínica Farmácia:química farmacêutica Farmacognosia Farmacocinética Farmacodinâmica Farmacoterapia Farmacologia Experimental Toxicologia Além de especializações como: cronofarmacologia, farmacogenética, farmacologia molecular, bioquímica, etc... dentro da farmacologia, temos as subdivisões básicas:
O que é perversão para a psicanálise?
Como eliminar uma infecção do corpo?
Como é que a Terra gira em torno do Sol?
Quanto vale 100.000 Bits na Twitch?
Para que serve o Curso da EsPCEx?
Qual o melhor investimento para fazer em 2022?
Quantos dias são 9 meses de gravidez?
Como deve se comportar um psicólogo?
Como fazer para se aposentar no The Sims 3?
Qual verniz passar por cima da tinta?
Quais são os benefícios da aplicação do gesso na agricultura?
Como saber se as teclas do teclado estão funcionando?
Quando a multa é do proprietário?