Os pais devem deixar claro que estarão sempre ali, para apoiá-los e aconselhá-los. Os pais também precisam ficar cientes que existem aspectos da vida de seu filho adolescente que eles vão guardar só para eles. Assim como alguns aspectos da vida dos pais devem ser só deles.
11 dicas para motivar o estudo dos filhos adolescentes
É preciso olhar para os pais como alguém que também tem uma história de vida, uma bagagem para lidar com seus problemas e dificuldades, assim como para educar seus filhos, seja ela consciente ou não. Além disso, é importante que o casal apresente uma mesma conduta diante do comportamento do filho.
Entenda que é muito comum que os filhos adolescentes sintam vergonha dos pais, por isso evite expor sua intimidade, por exemplo, na frente de outras pessoas. Praticar o respeito, não ridicularizando suas roupas, comentando sobre a namoradinha ou abraçando e beijando em público, será de grande ajuda.
A orientação de pais tem como objetivo orientar e capacitar os pais nos processos relacionados à educação dos filhos tanto de forma específica como durante um tratamento psicológico.
Com o olhar para a construção do desenvolvimento da criança, a orientação parental auxilia os pais a preparem seus filhos para o mundo. ... O trabalho de orientação parental apresenta estratégias e ferramentas para direcionar o comportamento das crianças a favor da relação saudável entre pais e filhos.
Muitas vezes, vejo psicólogos que trabalham junto a família apenas se o cliente for uma criança. Mas o adolescente também é um ser em construção de personalidade, de caráter e de habilidades sociais. O adolescente está aprendendo a sair “da corda de proteção dos pais”.
Normalmente os amigos são apenas amorosos e aí está a grande diferença e onde o respeito pode, muitas vezes, ficar de lado e assim não passar segurança. Nos textos anteriores eu falei como criar relações autênticas com o adolescente e é essa relação que os pais devem buscar: uma relação transparente.
Alguns psicólogos quando iniciam a terapia com um adolescente apresentam dúvidas em relação a chamar os pais ou não para o processo terapêutico. Vamos falar nesse texto sobre o porquê de chamarmos esses pais a participarem, a importância da participação e algumas dicas de orientação.
Os pais não param para pensar como se sentiam na sua adolescência, só se lembram que ela passou e eles sobreviveram a ela. E acham que será assim com os seus filhos. Devemos ensinar aos pais a analisarem o porquê do sentimento e do comportamento de seus filhos, agora na adolescência.
Como saber se sua conta Nubank é corrente ou poupança?
Como o relevo influenciou a formação da civilização grega?
Como saber se sua alma sai do corpo?
Como recuperar dados da ECF do ano anterior?
Como acessar arquivos de um HD com defeito?
O que fazer com a orquídea quando as flores murcham?
Como recuperar músculo dolorido?
Como recuperar uma nota antiga?
Qual o papel do relevo para a dinâmica climática?
Quando a pessoa perde a vontade de viver?
Como recuperar Facebook Google Authenticator?
Como o vírus da febre amarela age no fígado?
O que fazer quando a raiz da orquídea apodrece?
Como o violão chegou ao Brasil?
Como mudar a senha do E-mail institucional?
Como o vírus da gripe penetra uma célula do sistema respiratório humano?
Como recuperar os contatos apagados da conta Google?