Confira as principais dicas e o resultado.
Como organizar documentos em pastas em 5 passos
1. Organize os documentos físicos Embora a tendência de digitalizar dados cresça diariamente, na prática é um pouco difícil se livrar de todos os documentos físicos. Afinal, alguns papéis precisam ser guardados por muito mais tempo (segundo a Tabela de Temporalidade). Então, você não deve dispensar a organização dos elementos físicos.
Nela, organize os documentos pessoais de cada um, como RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, carteira de vacinação, passaporte, certificados e diplomas, holerites e exames médicos. Outra forma de otimizar a organização dos documentos é optando pela digitalização dos papeis.
Outra forma de otimizar a organização dos documentos é optando pela digitalização dos papeis. Hoje em dia existem aplicativos que permitem fotografar os documentos e, em seguida, convertê-los em PDF, facilitando a visualização e o envio para outras pessoas caso seja necessário. Um bom exemplo de aplicativos desse tipo é o CamScanner.
Com os documentos organizados, você economiza tempo (já que não vai precisar passar horas procurando um papel), espaço (porque você concentra tudo num lugar só) e até mesmo dinheiro. Isso mesmo! Sabia que documentos perdidos ou mal conservados podem te fazer gastar com taxas, segundas vias e até multas? Pois é!