O monitoramento ambiental por sensoriamento remoto se baseia no processamento de dados e imagens adquiridas por sensores a bordo de satélites e outros tipos de plataformas, a fim de se extrair informação sobre alvos na superfície terrestre ou processos de interesse ao longo do tempo.
O sensoriamento remoto é uma técnica que vem ganhando novos mercados e aplicações nos últimos anos. ... Esta técnica é capaz de revelar dados geográficos e até mesmo históricos de espaços naturais, como por exemplo, a distribuição das áreas florestais e o avanço do desmatamento em determinada região.
Monitoramento e Distribuições das Áreas Florestais Para as áreas florestais o Sensoriamento Remoto pode ser utilizado na análise de dados referentes a distribuição das áreas florestais, no avanço de atividades de desflorestamento, para cálculo de volumes, identificação de espécies etc.
As imagens de satélite são ferramentas poderosas, pois mostram o comportamento da atmosfera, fornecem uma representação clara, concisa e precisa de como os eventos estão se desenrolando. Sendo assim, a previsão do tempo e a realização de pesquisas seriam extremamente difíceis sem satélites.
Eles podem facilitar a observação tanto dos recursos naturais quanto das atividades produtivas, no sentido de orientar o uso e a ocupação de maneira sustentável. A implantação de boas práticas agropecuárias pelos produtores rurais, com economia de tempo e recursos financeiros, também pode ser favorecida.
Dificuldade de acesso o que pode impossibilitar à coleta de dados em locais de interesse. A alternativa é o sensoriamento remoto, uma abordagem já bem difundida que apresenta grande potencial para o desenvolvimento de aplicações para o monitoramento ambiental. É feita a partir do uso de dados e imagens coletados por sensores a bordo de satélites.
O monitoramento ambiental pode ser compreendido como o conjunto de atividades realizadas para obter conhecimento e acompanhar sistematicamente a situação dos recursos naturais. Com isso, é possível proporcionar aos recursos monitorados sua preservação, mitigar impactos e também garantir o seu uso de maneira sustentável.
Com relação às tendências tecnológicas na forma de aquisição de dados através de sensoriamento remoto podemos destacar o advento e massificação do uso de nanossatélites. Estes são satélites miniaturizados que podem ser operados na forma de constelações, ampliando a forma de imageamento da superfície da Terra de uma forma jamais vista.
Inicialmente, pode-se afirmar que o Sensoriamento Remoto (SR) trata da aquisição de dados de um objeto ou cena por um sensor que está distante dos alvos (COLWELL, 1983). Fotografias aéreas, imagens de satélites e radares são exemplos de produtos gerados a partir de dispositivos remotamente sensoriados (FREIRE & PACHECO, 2004), onde a energia
O que fazer para aliviar as dores dos primeiros molares?
Como pode ser o nome empresarial?
São consideradas ações de promoção à saúde?
Quem pode usar a faixa vermelha?
Quais são os três tipos de rochas classificadas conforme a origem dessas camadas?
Quais as medidas que podemos tomar para evitar a proliferação de superbactérias?
Tem problema completar o óleo com o motor quente?
Tem como fazer polissonografia em casa?
São princípios que regem os contratos administrativos salvo?
O que mostra um eletroencefalograma?
Qual a posição do Brasil na economia mundial 2010?
Qual o rendimento de 1kg de porcelanato líquido?
Qual é o objetivo da arte religiosa?
Quais são os Orixás encantados?
O que é texto informal exemplos?