O gametófito masculino, denominado de grão de pólen, é formado pela mitose dos micrósporos (haploides). Em algumas espécies, sua parede apresenta projeções em formas de asas, o que facilita a sua dispersão, que ocorre pelo vento, até alcançar o estróbilo feminino para polinizá-lo (polinização anemófila ou anemofilia).
Dessa forma, a partir das gimnospermas, há dois tipos de gametófitos: Micrósporo: Gametófito masculino especializado na produção de grãos de pólen, o gameta masculino; Megásporo: gametófito feminino, pode ser chamado de ovário ou, ainda, de saco polínico e tem como função a produção de gametas femininos, os óvulos.
A célula geradora divide-se, originando dois núcleos espermáticos, que se dirigem para o tubo polínico. Esses núcleos espermáticos são os gametas masculinos das gimnospermas.
As gimnospermas são usadas como plantas ornamentais, para decorar jardins de casas, empresas, condomínios, clubes e etc. São úteis para indústria de papéis e móveis de madeira. É usado na produção de alguns alimentos como o sagu, e de outras substâncias como perfumes, tinas e vernizes.
As briófitas, como todos os grupos de planta, apresentam um ciclo de vida com alternância de gerações, ou seja, observa-se uma fase de vida gametofítica (haploide) e uma fase esporofítica (diploide). Na fase de gametófito, observa-se a formação de gametas, enquanto na fase de esporófito, vemos a produção de esporos.
Existem quatro filos com representantes atuais das gimnospermas. O Filo Coniferophyta (coníferas) inclui os pinheiros, araucárias, sequoias, abetos, píceas e ciprestes, apresentando o maior número de espécies. Já o Filo Cycadophyta (cicadófitas) abrange as cicas, plantas que muitas vezes são confundidas com palmeiras.
Nesses grupos vegetais, essa estrutura permite o encontro do gameta masculino com o gameta feminino, agindo, dessa forma, na reprodução dessas plantas, o que garante a manutenção dessas espécies. → O grão de pólen é o gameta masculino das angiospermas e gimnospermas? Não pare agora...
Nas gimnospermas, a fase dominante é a esporofítica, sendo mais desenvolvida e duradoura que a fase gametofítica.
Os gametas são formados em estruturas especializadas denominadas gametângios. Quando ao tipo de gametas formados, pode-se falar em isogamia, heterogamia e oogamia. Na isogamia, os gametas são idênticos entre si, tanto quanto à forma e tamanho como quanto ao comportamento, sendo ambos móveis.
Com isso, a reprodução vegetativa de espécies sensíveis a essas doenças torna-se mais eficiente. Na reprodução sexuada, são formadas células especiais denominadas gametas, sendo que um gameta feminino une-se a um gameta masculino através da fecundação, dando origem a um zigoto.
Na isogamia, os gametas são idênticos entre si, tanto quanto à forma e tamanho como quanto ao comportamento, sendo ambos móveis. Na heterogamia, os gametas masculinos e femininos são móveis, porém, um deles, geralmente o feminino, é muito maior que o outro. Na oogamia, um dos gametas é grande e imóvel e o outro é pequeno e móvel.
Como devemos chamar um professor?
Será que o teatro ajuda na expressão corporal?
Qual o tipo de peixe que é Remoso?
O que responder quando recebe um elogio?
Qual a vantagem da guarda unilateral?
Onde comprar chip no aeroporto de Dubai?
Quem é o maior artilheiro do Flamengo de todos os tempos?
Quais são os maiores medalhistas?
Quais as características do clima do Espírito Santo?
Quem tem direito ao hospital da PM?
Quem ganha 1200 recebe quanto por dia?
O que fazer para evitar o mofo?
Quais são os 3 pilares do plantio direto?
Quais são as nulidades relativas e absolutas no processo civil?