Resposta: As ligações covalentes ocorrem por meio do compartilhamento de elétrons, para se estabilizarem; ocorre geralmente entre dois ametais ou entre um metal e o hidrogênio e também pode ser chamada de ligação molecular já que forma moléculas.
A ligação covalente é caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos, com objetivo de formar moléculas estáveis, fundamentada na Teoria do Octeto. Essa ligação, geralmente, ocorre entre os ametais e o hidrogênio.
Na ligação iônica há a formação de íons pela transferência de elétrons entre os átomos, criando uma atração eletrostática entre eles.
Uma ligação iônica envolve forças eletrostáticas que atraem íons de cargas opostas. ... Esse tipo de ligação geralmente ocorre entre um átomo ou agrupamento de átomos que tem tendência a ceder elétrons e um átomo ou agrupamento de átomos que tem tendência a receber elétrons.
Como exemplo de Ligação Covalente, temos a molécula de água H2O: H - O - H, formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio em que cada traço corresponde a um par de elétrons compartilhado formando um molécula neutra, uma vez que não há perda nem ganho de elétrons nesse tipo de ligação.
Ligação covalente é a interação interatômica entre átomos de natureza não metálica por meio do compartilhamento de elétrons.
Há quatro tipos de ligação covalente: simples, dupla, tripla e a dativa.
Sempre presente em nossa comida, nós temos o NaCl, o famoso sal de cozinha. Um exemplo de um composto que realiza ligação iônica. Temos também o oxigênio (O 2) que nós respiramos, essencial para a vida, é um exemplo de uma substância que realiza ligação covalente.
Ligação O2. (Foto: Educa Mais Brasil) Ligação covalente tripla. Segue os preceitos das ligações anteriores e os átomos dividem três elétrons de cada elemento, buscando a estabilidade. No exemplo do gás nitrogênio (N2) há o compartilhamento de três elétrons de cada átomo de nitrogênio entre si: Ligação N2.
De forma sucinta, as ligações químicas correspondem às interações entre dois ou mais átomos, que podem ocorrer por doação, compartilhamento ou deslocalização de elétrons. Sob essas condições, existem três tipos de ligações: Ligação metálica: átomos neutros e cátions ficam mergulhados na nuvem eletrônica.
Caso você tenha acesso as informações de eletronegatividade (valores tabelados), nós iremos por outro caminho. Para saber se um composto realiza ligação iônica ou covalente, nós vamos olhar para a diferença de eletronegatividade. Quando o valor for menor que 1,7 a ligação será classificada como covalente.
Pode tomar amitriptilina depois de beber?
Como mandar mensagem privada no facebook?
Como criar um script de vendas por telefone?
Quais são os tipos de industrialização?
É normal a pomada ginecológica sair?
O que significa seleção natural?
Qual a forma de transmissão da tuberculose?
Quais são os cursos do prepara?
Quanto tempo demora para nascer um pintinho?
O que diz o artigo 66 do Código do consumidor?
Quanto é a hora de trabalho no Canadá?
Em que ano se passa a história de Harry Potter?