As bacias sedimentares levam milhões de anos para se formarem e são as grandes responsáveis pela formação de petróleo e alguns tipos de fósseis. ... Enquanto isso acontece, novas camadas de sedimentos são “jogadas” por cima desses locais, formando, assim, várias e várias camadas de rochas sedimentares.
As bacias sedimentares são depressões da superfície terrestre presentes no relevo formadas por abatimentos da litosfera, nas quais se depositam ou depositaram sedimentos e, em alguns casos, materiais vulcânicos.
Elas são divididas em três tipos diferentes: Bacia sedimentar de grande extensão – exemplos: bacia Amazônica, bacia do Parnaíba, bacia do Paraná e bacia Central. Bacia sedimentar de menor extensão – exemplos: bacia do Pantanal Mato-Grossense, bacia do rio São Francisco, bacia do Recôncavo Tucano e bacia Litorânea.
Os Crátons são estruturas geológicas antigas, formadas por rochas que têm sua gênese na era Pré-cambriana, quando da consolidação da litosfera, há bilhões de anos. São constituídas por rochas com elevada densidade e grande estabilidade tectônica. Ocupam aproximadamente um quarto das terras emersas.
Em se tratando de economia, as bacias sedimentares apresentam vários recursos orgânicos que são utilizados como fonte de energia, a exemplo de: carvão mineral, gás natural e petróleo. Outros podem originar o arenito e o calcário, que são matérias-primas fundamentais para a construção civil.
MINERAÇÃO E PETRÓLEO Nas bacias sedimentares são explorados, entre outros, o petróleo e o carvão mineral. Diversas empresas brasileiras se destacam nesses setores, como é o caso da Petrobrás e da antiga Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). As jazidas minerais estão distribuídas nas diferentes regiões do Brasil.
Esses sedimentos vão sendo sobrepostos por novos detritos com o passar de milhões de anos, compactando as primeiras camadas ali depositadas até formar as rochas sedimentares. O processo se repete ao longo das eras geológicas e, quando atinge uma área de tamanho e profundida expressiva, temos então a formação das bacias sedimentares.
Bacias de compartimentos de planalto: (bacias de Curitiba, Taubaté, São Paulo, entre outras). A bacia da Amazônia está localizada na floresta amazônica. A do Paraná ocupa uma extensa área na região centro-leste da América do Sul, e é utilizada para a extração de carvão mineral. Qual a relação entre o petróleo e as bacias sedimentares?
As bacias sedimentares são importantes produtoras de petróleo, e consequentemente, fonte de riquezas para o nosso país. Atualmente, nove delas estão sendo exploradas. A título de exemplo, podemos citar a Bacia de Campos, Bacia Potiguar, Bacia de Santos e Bacia Solimões.
Aqui, vale frisar que grande parte das bacias sedimentares ainda estão no fundo dos oceanos. Os sedimentos foram se acumulando, e ficaram sob constante pressão da água, o que possibilitou que eles fossem se transformando em camadas rochosas. Elas foram se sobrepondo, do modo que a quanto mais embaixo, mais antiga é a rocha.
Como parar de ter pensamentos depressivos?
Como ver o novo filme do Scooby-doo?
Como fazer o cálculo do adicional por tempo de serviço?
O que quer dizer a expressão OPA?
Como saber se sou viciado em jogos online?
Quais as regras para se enquadrar na agricultura familiar?
Como se escreve conheci ou conhece?
O que é mesa digitalizadora e como funciona?
Qual o significado da palavra Schwarzenegger?
O que significa o termo público para a Gestão Pública?