Inserir os alunos em grupos O papel do professor na educação inclusiva envolve o desenvolvimento das habilidades intelectuais e sociais do aluno, a partir de um plano de aula que contemple toda a turma, sem distinção. ... Além disso, é imprescindível que o educador estimule o aluno e comemore as suas pequenas conquistas.
O papel do educador é intervir nas atividades que o aluno ainda não tem autonomia para desenvolver sozinho, ajudando o estudante a se sentir capaz de realizá-las. ... Essa forma de avaliação facilita o reconhecimento das necessidades dos alunos e permite que o professor redimensione os indicadores de aprendizagem.
A falta de recursos que afasta muitas crianças da escola, a acessibilidade, as atitudes, o modo de pensar e agir, as práticas institucionais, a capacitação dos professores, e aceitar que todos somos diferentes são os maiores desafios que encontramos em uma instituição como a escola ou na vida em sociedade.
Considerando que cabe ao professor o papel de atuar na Zona de Desenvolvimento Proximal do aluno com deficiência, estimulando a autonomia e a capacidade de desenvolver, a partir de intervenções e adaptações curriculares as potencialidades de cada aluno, intervenções essas que podem ocorrer tanto na adaptação do ...
O professor deveria ter um olhar mais atento ao aluno surdo, observar se a criança apresenta dificuldade na pronúncia de palavras, preguiça ou desânimo, bem como a escola, também deve ter seu papel executado, como por exemplo, ter o atendimento educacional especializado.
Professor inclusivo é aquele que prepara a sala de aula para alunos especiais, oferecendo espaço para locomoção, integrando o aluno ao convívio e relacionamento com outros alunos que não possuam deficiência e que vencem os próprios preconceitos na busca de um mundo mais igualitário.
Portanto confira alguns dos principais desafios da inclusão escolar no cotidiano da escola regular.
A falta de professores de apoio e especializados é destaque entre os desafios encontrados na implementação da educação inclusiva no Brasil. A legislação prevê salas de recursos especializados acontecendo em contraturno durante o período letivo.
Embora o professor não seja o único responsável pela inclusão do aluno com deficiência, o papel do professor é um dos pilares centrais no processo de inclusão do aluno. Caso contrário, é preocupante a discrepância que aflora entre a proposta da educação inclusiva e o processo de inclusão do aluno.
O reconhecimento de dificuldades na formação docente para a educação inclusiva deve ser não uma justificativa para os fracassos, mas um motor para a construção de experiências bem-sucedidas onde a educação é de qualidade e verdadeiramente para todos. + Qual é o preparo necessário para incluir um estudante com deficiência?
A inclusão escolar é um dos pilares mais importantes para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, que respeita e acolhe a diversidade e que ajuda a superar os preconceitos ainda existentes. Assim, é possível construir uma comunidade segura, livre, plural e solidária.
Universidade de Brasília – UnB Instituto de Psicologia – IP Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano – PED Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde - PGPDS ISAILDE ALVES DOS SANTOS SILVA O PAPEL DO PROFESSOR FRENTE AOS DESAFIOS DA INCLUSÃO DE ALUNO AUTISTA BRASÍLIA/2015
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