O Dadaísmo no Brasil influenciou algumas artistas plásticos, porém a influência maior foi vista na literatura. O movimento foi exposto por artistas e escritores dos primeiros ano de Modernismo no Brasil, uma vez que eles desejavam algo que fosse mais arrojado e gerasse polêmica.
Entre os principais artistas plásticos, que vestiram a camisa como artistas dadaístas brasileiros estão Flávio de Carvalho e Ismael Nery. Flávio foi um dos artistas que trouxeram o dadaísmo para o Brasil, afinal, viveu na Europa por tempo suficiente para conhecer e entender o que era o movimento e seus ideais.
1916 Dadaísmo/Começou aproximadamente
1916
Seu nome é derivado da palavra dadá, que pode ter múltiplos significados e não significar coisa alguma. Surgiu em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, como um movimento de contestação aos valores culturais.
O cubismo ganhou espaço no Brasil somente depois da Semana de Arte Moderna de 1922, no entanto, não existem no País artistas que apresentaram obras com características exclusivas do Cubismo. Voltou ao Brasil em 19, participou da Semana de Arte Moderna com dez trabalhos. ...
A proposta do Dadaísmo é que a arte ficasse solta das amarras racionalistas e fosse apenas o resultado do automatismo psíquico, selecionado e combinando elementos por acaso. O Dadaísmo foi um movimento de negação. Tratava de negar totalmente a cultura, defendia o absurdo, a incoerência, a desordem, o caos.
No Brasil o Dadaísmo abrangeu as artes plásticas e principalmente a literatura, sendo representada por escritores e artistas dos primeiros anos do modernismo no Brasil, nesse início do movimento modernista buscavam o arrojado e o polêmico, onde o Dadaísmo se encaixava perfeitamente, sendo assim as idéias absorvidas do ...
Além de Tarsila, entre os principais artistas do Surrealismo no Brasil estão:
Essa proposta de arte era irreverente e espontânea, pautada na irracionalidade, na ironia, na liberdade, no absurdo e no pessimismo. O intuito principal era de chocar a burguesia da época e criticar a arte tradicionalista, a guerra e o sistema. Foi assim que aleatoriamente foi escolhido o termo "dadaísmo".
A proposta do Dadaísmo é que a arte ficasse solta das amarras racionalistas e fosse apenas o resultado do automatismo psíquico, selecionado e combinando elementos por acaso. O Dadaísmo foi um movimento de negação. Tratava de negar totalmente a cultura, defendia o absurdo, a incoerência, a desordem, o caos.
No mesmo período em que o Dadaísmo surgiu e tinha seu ápice na Europa, no Brasil, a arte moderna vivia seus dias gloriosos, como a Semana de Arte Moderna de 1922.
Do francês, o termo “dadá” significa "cavalo de madeira". Nesse sentido, o dadaísmo é considerado um movimento antiartístico, uma vez que questiona a arte e busca o caótico e a imperfeição. "Eu redijo um manifesto e não quero nada, eu digo portanto certas coisas e sou por princípios contra manifestos (...).
Além disso, são famosas as assemblages (no francês, colagens com materiais) e fotomontagens. Uma das expressões mais famosas do Dadaísmo eram as fotomontagens.
O Dadaísmo sofreu influências da Abstração e do E xpressionismo. Também teve pitadas do Cubismo (técnicas de colagem) e, em menor parte, do F uturismo (autopublicidade). Leia também: Semana de Arte Moderna de 1922
Em que ano foi criado o shopping?
O que a Bíblia fala de jugo desigual?
Quem é o homem do telefone FNaF?
Quando microrganismos são vilões?
Quais são as três modalidades do hipismo olímpico e suas principais caraterísticas?
Como desassociar uma conta do perfil do Xbox Live?
Quais os equipamentos são utilizados para avaliação postural na Podologia?
Para que serve o Vick na sola dos pés?
Como saber se seu voo está confirmado?
Qual a história da cigana Sara?
O que colocar na introdução de um memorial?
Quais são os tipos de fitas adesivas?
Qual a importância da dança para a arte?