A queima do álcool dá origem aos produtos água, gás carbônico e muita energia. O álcool combustível para veículos mais conhecido é o etanol (álcool etílico), é produzido por fermentação a partir da cana de açúcar, veja o processo: Não pare agora...
A gasolina é uma fração derivada do refinamento do petróleo e corresponde a uma mistura de hidrocarbonetos que apresenta de 6 a 10 átomos de carbono. Entre os derivados do petróleo obtidos por meio do seu refinamento e craqueamento, um dos mais importantes é a gasolina.
O combustível é caracterizado por ser qualquer substância que, ao reagir com o oxigênio, produz calor, gases ou chamas. ... Várias substâncias podem ser utilizadas na fabricação de combustível, sendo os de origem fóssil os mais populares (petróleo, carvão e gás natural).
A gasolina pode também ser obtida por cracking de frações de petróleo que destilam a temperaturas altas (450-600 ºC). O cracking consiste numa transformação de óleos pesados em óleos leves através de reações químicas que aumenta o rendimento em gasolina durante a transformação do petróleo.
Nas refinarias, o petróleo é separado em frações de gasolina, diesel e gás de cozinha, dentre outros derivados. Ali, o petróleo passa por três etapas básicas de refino: separação, conversão e tratamento. Na separação, o petróleo é aquecido em altas temperaturas até evaporar.
38 curiosidades que você vai gostar
A gasolina é um combustível produzido a partir do petróleo e é um dos principais combustíveis usados em automóveis e afins. É formada, principalmente por hidrocarbonetos, apesar de possuir em sua composição também produtos oxigenados, enxofre, compostos metálicos e de nitrogênio, porém, em pequena quantidade.
Como o combustível chega no posto? As distribuidoras de combustível fazem a entrega através de caminhões-tanque, que podem possuir até três compartimentos para o transporte dos diferentes produtos oferecidos pela ALE como gasolina, etanol e diesel.
A energia cinética dos gases em expansão é transmitida para o pistão, que movimenta o eixo do virabrequim, fazendo o carro se movimentar. Essa parte é muito importante, pois é nela que a energia química (proveniente da combustão) é transformada em energia mecânica (que vai mover o automóvel).
O princípio é o mesmo: dentro do cilindro, entra ar e combustível. Uma faísca queima o produto e o ar que estiver misturado ali explode, movimentando o pistão. Para que isso aconteça com gasolina, tem que haver uma parte dela para 14 de ar. Já com o álcool, é uma parte para apenas nove.
Como unir dois vídeos em um só online?
O que dá pro gato quando ele estiver com gripe?
Como ficou o Brasil economicamente após o fim da União Ibérica *?
Como ficou a russa depois da revolução?
Como ficou conhecido o governo de Robespierre *?
Como fazer filtro dinâmico no Excel?
Como finalizar o cabelo com franja?
Como juntar arquivos no drive?
Como fazer identidade Marinha?
Quais são os efeitos da radiação?
Como saber se um encoder está funcionando?
Como medir circunferência de cachorro?
Como afastar cobra do acampamento?