Mas você sabe como o cloro mata as bactérias, ou melhor, como ele atua como desinfetante da água? Primeiramente, o cloro reage com o hidrogênio presente na água e neste momento ocorre uma liberação de oxigênio, esta reação acaba por matar as bactérias por oxidação.
O cloro é uma substância utilizada para oxidar a matéria orgânica proveniente dos mananciais e que possam aparecer na rede de distribuição. Isso significa que ele elimina ou impede que bactérias, vírus e protozoários causadores de doenças surjam e se multipliquem no percurso da estação de tratamento até as residências.
Quando se adiciona “cloro” na água, podem ser esperadas duas ações principais: 1º Desinfecção: ele age destruindo ou anulando a atividade de micro-organismos patogênicos, algas e bactérias. O cloro líquido ou os outros compostos mencionados ionizam o ânion hipoclorito (ClO1-(aq)), que é desinfetante e bactericida.
O cloro é obtido principalmente ( mais de 95% da produção ) a partir da eletrólise do cloreto de sódio, NaCl, em solução aquosa, denominado processo de cloro-álcali.
35,453 u
Cloro/Massa atômica
Tem a maior afinidade eletrônica, e a terceira maior eletronegatividade de todos os elementos reativos. E por esta razão, o cloro é um forte agente oxidante.
É utilizado na fabricação de produtos para tratamento de água, e na fabricação do ácido clorídrico, principalmente. Está localizado na família VIIA da tabela periódica, sua massa atômica é 35,5 u, possui número atômico 17, e configuração eletrônica 1s², 2s², 2p6,3s²,3p5, e o símbolo é Cl.
O cloro possui uma importante propriedade, que é a de potabilizar a água de consumo humano, sendo usado também como oxidante, branqueador e desinfetante. O cloro é usado para a desinfecção de piscinas porque possui a capacidade de matar bactérias e algas, entre outras coisas.
Os compostos clorados são substâncias amplamente utilizadas como agente sanitizante na higienização e desinfecção de alimentos, pisos, utensílios em áreas industriais e residenciais, no controle de doenças oriundas de água e alimentos, bem como no tratamento de água para abastecimento público.
Mas você sabe como o cloro mata as bactérias, ou melhor, como ele atua como desinfetante da água? Primeiramente, o cloro reage com o hidrogênio presente na água e neste momento ocorre uma liberação de oxigênio, esta reação acaba por matar as bactérias por oxidação.
O Cloro, em temperatura ambiente, se encontra em sua forma biatômica (Cl 2 ): é um gás extremamente tóxico e de odor irritante, possui coloração esverdeada, aliás, a denominação “Cloro” vem do grego chlorós, e quer dizer esverdeado.
Dependendo do objetivo que se pretende, são utilizadas soluções com concentrações diferentes. Por exemplo, o “cloro ativo” ou “cloro líquido” é usado tanto no tratamento de água como para limpeza.
Como todos sabem, a água encontrada em rios não é recomendável para o consumo sem antes passar por um tratamento prévio, e graças à adição de cloro é possível eliminar todos os microorganismos patogênicos e tornar a água potável, ou seja, própria para o consumo. Então vamos conhecer um pouco mais sobre este elemento:
O que é direito fundamental difuso?
Qual a importância da educação profissional?
O que significa a carta de Ás?
O que eu posso beber na dieta low carb?
Qual é o tecido usado para fazer bandeiras?
Como classificar evento adverso?
Como pedir a isenção do IPVA 2022?
Qual valor pode ser bloqueado judicialmente?
Qual é o espessante da gelatina?
Como fazer a soma de números binários?
O que comer para ter uma boa visão?
Quais as vantagens dos biomateriais?
Quais são os sete animais lentos?
Como receber os R$ 500 do governo?
Qual a diferença entre o fluxograma horizontal e fluxograma vertical?