Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como: a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais.
As brincadeiras por mais simples que seja, são motivos estimulantes ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança com necessidades especiais. Pelo brincar, a criança tem oportunidades de praticar suas funções psicossociais, vivenciar desafios, investigar e conhecer o mundo de maneira genuína e espontânea.
As brincadeiras inclusivas, são pensadas para serem adaptadas as necessidades de cada um dos nossos pequenos, de forma sustentável: com materiais recicláveis e de baixo custo que podem ser confeccionados em casa.
Assim, para Vygotsky nenhuma brincadeira lúdica é livre de organização ou mesmo realizada por qualquer motivo, elas não estão ligadas somente ao prazer que proporcionam. ... Com a utilização da brincadeira, a criança vai aprendendo regras de comportamento, aprendendo a relacionar-se com outras pessoas.
Segundo Kishimoto (1996) a teoria piagetiana adota a brincadeira como conduta livre, espontânea, que a criança expressa por sua vontade e pelo prazer que lhe dá. ... Nessa interação sujeito objeto, a criança vai assimilando determinadas informações, segundo o seu estágio de desenvolvimento.
Neste sentido, o objetivo central deste estudo é analisar a importância do brincar na Educação Infantil, numa visão psicopedagógica, pois segundo os autores pesquisados, este é um período fundamental para a criança no que diz respeito ao seu desenvolvimento e aprendizagem de forma significativa.
A brincadeira é de grande importância no desenvolvimento e aprendizado da criança, esse desenvolvimento ocorre desde o nascimento e, quando pequena, a brincadeira é iniciada pelos seus pais ou pessoas que cuidam dela. É por meio da brincadeira que a criança desenvolve seus sentidos, a sua capacidade cognitiva e tem
Todavia, através do brincar a criança pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, ainda propiciando à criança o desenvolvimento de áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.
Para ajudá-lo a construir as melhores práticas e estratégias pedagógicas, a fim de garantir uma efetiva inclusão de alunos portadores de deficiência, redigimos este artigo. Acompanhe as próximas linhas! 1 Qual é a importância da inclusão escolar? 2 Como funciona o PEI (Plano Educacional Individualizado) sob a ótica da inclusão?
Quais são os tipos de redação técnica?
Como fazer pirulito de energético?
Como fazer massinha com farinha de trigo e tinta guache?
Como pesquisar pelos modelos de árvore genealógica?
Como a informação chegava antigamente?
Como fazer xarope de cenoura para bronquite?
Como faz uma árvore de Natal de papel?
O que significa CBTM no tênis de mesa?
Como usar o GPS do telefone celular?
O que é preciso para uma boa dissertação?
Como usar WhatsApp no Galaxy Watch?
Como usar o Google Meet para dar aula online?
Como usar o Google Drive no Classroom?
Como usar o GPS no Apple Watch 3?
Como usar o Facebook para aumentar as vendas?