Tanto que o baiacu é considerado o peixe mais venenoso do mundo devido à presença de grandes quantidades dessa substância nos tecidos. Por isso mesmo, deve-se evitar o consumo da carne por completo, pois o volume de TTX em apenas um peixe é 1.200 vezes mais letal do que o cianeto, podendo matar até 30 pessoas.
Segundo especialistas, o baiacu é um dos peixes mais venenosos do mundo. Ele libera a tetrodotoxina, uma substancia que ataca o sistema nervoso e pode ser fatal. Nos peixes pequenos, o veneno está espalhado pelo corpo inteiro. Já nos grandes a tetratoxina se concentra nas vísceras e na pele.
Atua bloqueando os receptores de sódio voltagem-dependentes, impedindo a despolarização e a propagação do potencial de ação nas células nervosas. Esta ação ocorre nos nervos periféricos motores, sensoriais e autonômicos, tendo ainda ação depressora no centro respiratório e vasomotor do tronco encefálico1,2,3.
Os baiacus contém uma toxina extremamente potente, chamada de tetrodotoxina, que causa a morte de camundongos em dose de 1 miligrama por kilo, em apenas 7 minutos. Para se ter uma ideia, o cianeto de potássio é cerca de 300 vezes menos tóxico do que a tetrodotoxina.
Com essa potência, peixe tem um dos venenos mais letais conhecidos e é capaz de matar uma pessoa em poucos minutos. O maior perigo em relação ao veneno do baiacu é em relação à ingestão. Mesmo assim, todo cuidado é pouco, portanto, ao pescar o peixe, tome cuidado ao manuseá-lo.
22 curiosidades que você vai gostar
A carne desse tipo de peixe é bastante apreciada por não apresentar gordura, não ter espinhas e ser muito saborosa. Em alguns baiacus o veneno encontra-se no fígado, baço, vesícula biliar, nas gônadas e na pele.
As mortes acontecem porque o peixe (considerado o segundo vertebrado mais venenoso do mundo) pode liberar Tetrodotoxina (uma neurotoxina 1.200 vezes mais mortal que o cianeto). A substância não é fabricada pelos baiacus, mas por bactérias que ficam alojadas nos peixes.
Mecanismo de ação
Esta toxina liga-se aos canais de sódio dependentes da voltagem NaV dos músculos e dos nervos e bloqueia-os. A ligação da tetrodotoxina impede a passagem dos iões de sódio pelo canal, o que resulta numa impossibilidade de ocorrer a despolarização e propagação de potenciais de ação.
Peixe-leão. Peixe-aranha. Blênio dentes-de-sabre. Peixe-vaca-comum.
A maioria dos casos tratados são por incêndio, contaminação alimentar ou tentativa de suicídio. O cianeto não está entre os 20 mais tóxicos no mundo, a dose letal é 200 mg (relativamente alto a outros que variam de 5-20 microgramas).
O veneno do baiacu fica espalhado por todo o corpo do animal – desde as escamas até o fígado – e o pior: a morte causada por ela não é indolor, porém é rápida. O tempo de reação à sua ingestão depende da quantidade de veneno ingerido e de qual espécie foi consumida.
Ela começa adormecendo língua, boca e vai ampliando, podendo gerar também dor, náusea, diarreia, dificuldade de andar e diminuição dos batimentos cardíacos", explica o professor.
Apesar de famoso, esse não é o único mecanismo de defesa dos baiacus: algumas espécies possuem espinhos e até um veneno bem tóxico. “Geralmente, quanto menor é a espécie, mais veneno o baiacu tem, pois não consegue inflar tanto seu corpo e precisa se defender de outra forma”, conta Renata.
O fugu de tamanho pequeno tem a neurotoxina em todas as camadas de seu corpo e os maiores em sua pele e nas vísceras em uma pequena bolsa de veneno, que poderia matar até 30 pessoas e é mais forte que o cianeto. Por isso, no Japão, apenas profissionais certificados e com treinamento podem manejar fugu para servir.
Quando um baiacu pressente perigo, ele engole água. Se estiver na superfície do oceano, pode engolir ar também. O baiacu então se infla, e assim os predadores têm mais dificuldade para abocanhá-lo. Alguns baiacus possuem outro tipo de proteção: um veneno forte o suficiente para matar uma pessoa.
A Água-viva-caixa-australiana (Cubozoa) é simplesmente a criatura mais venenosa do mundo, presente na região da Austrália e da Ásia. A estimativa é que essa água-viva seja responsável por pelo menos 100 mortes anuais. Acontece que seu veneno atinge o coração, o sistema nervoso e as células da pele.
O Pterois volitans, conhecido popularmente como peixe-leão, é uma espécie nativa do Oceano Indo-Pacífico, que chegou ao Caribe aproximadamente na década de 90, por introdução humana acidental.
Então daí você consegue ter uma ideia da potência do veneno do Baiacu, o peixe mais perigoso do mundo. A toxina do Baiacu tem o nome de tetrodotoxina e fica concentrada em seus órgãos internos, em seu fígado e em seus olhos.
De forma geral, a origem da doença tem relação com uma toxina que pode ser encontrada em determinados peixes — como tambaqui, badejo, arabaiana — ou crustáceos — como lagostas e camarões —, quando estão contaminados.
Os potenciais de ação são mecanismos básicos para a transmissão da informação no sistema nervoso e em todos os tipos de músculos. 3. Potencial de Repouso – É a diferença de potencial que existe através da membrana das células excitáveis, no período entre dois potenciais de ação.
O envenenamento dá-se através da ingestão dos moluscos contaminados. Entre todas estas toxinas, a saxitoxina é a mais estudada. O seu mecanismo de acção consiste no bloqueio selectivo dos canais de sódio da membrana do axónio do nervo periférico motor.
Apesar dos cuidados na preparação, envenenamentos fatais por fugu são comuns no Japão, ocorrendo cerca de 50 mortes anualmente.
Trata-se da tetrodotoxina (TTX), que pode ser secretada pela pele ou se espalhar pela carne. Tanto que o baiacu é considerado o peixe mais venenoso do mundo devido à presença de grandes quantidades dessa substância nos tecidos.
Baiacu (kg), preço, gráfico e tabela de preços da cotação diária, conforme dados da Ceasa Vitória (ES). O último preço comum encontrado deste produto foi de R$ 4.00 (kg) no dia 19/11/2021*, o que representa uma variação de 0.00% em relação ao valor anterior que também foi de R$ 4.00.
O veneno vem de rãs de cor amarelo vibrante e com poucos centímetros de comprimento, as Phyllobates terribilis. Um único exemplar da espécie produz veneno suficiente para matar dez homens adultos – o que faz desse anfíbio provavelmente o animal vertebrado mais tóxico do mundo.
Quem tem H Pylori pode comer doce?
O que faz um tecnico de informatica?
Qual tipo de tecido constitui as artérias?
Quais as principais consequências da Revolução Industrial *?
Qual é a função de um orientador social?
A partir de quantas semanas o bebe mexer?
Qual a primeira ultrassom da gestante?
Quanto custa para publicar um livro na editora Viseu?
Como saber se você está com depressão?
Quais são as competências técnicas?
Qual a vantagem de se ter um CNPJ?
Quanto tempo dura em média uma crise de enxaqueca?
O que significa sonhar com assado?