Em Belo Horizonte, a capital do Estado, também se fala "cê", "nó", "trem" e, claro, a mais mineira de todas as expressões: "uai".
Mais de cem grupos indígenas habitavam o estado de Minas Gerais. A região foi ocupada, até o século XVI, por povos indígenas do tronco linguístico macro-jê, tais como os xacriabás, os maxacalis, os crenaques, os aranãs, os mocurins, os atu-auá-araxás e os puris.
Os povos indígenas que predominavam em Minas Gerais, assim como em todo o Brasil e na América do Sul, são descendentes dessas tribos caçadoras que se instalaram na região, oriundas da América do Norte. Mais de cem grupos indígenas habitavam o estado de Minas Gerais.
Porém, a região central do estado desenvolveu uma linguagem exclusiva popularmente conhecida como o “mineirês“ . Neste post, separamos palavras e expressões comuns e muito falada em Minas Gerais: Cê tá bão? – Você está bem?
Já dizia Guimarães Rosa, “Minas, são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” Minas Gerais possui 853 municípios e muita gente falando com seu jeito próprio, com seu regionalismo, talvez por isso misturam tanto. Dizem por aí que os mineiros encolhem as palavras para economizar tempo e respiração. Será isso?
Como recuperar cílios após alongamento?
Como forçar a parada de um aplicativo no iPhone?
O que é ser uma pessoa inconstante?
Como fazer com que um programa não iniciar com o Windows?
Como fortalecer o músculo sóleo?
O que é bom colocar no cabelo após descoloração?
Como fazer folha de aprovação ABNT 2020?
Como colocar um jogo em modo janela?
Como é o processo de fossilização?
Como formatar uma tabela no HTML?
O que fazer quando o bebê não arrotou?
Como reconstruir as fibras musculares?
O que é ser uma pessoa competitiva?
Como foi o fim do Reino de Kush?