Para ler o hidrômetro de ponteiros deve-se anotar os números indicados em preto dos círculos menores. Em sentido horário inicia-se pela unidade x 1, depois a dezena x 10 até o último ponteiro x 1000. Já no equipamento digital, basta anotar os algarismos pretos.
O hidrômetro atualmente utilizado em residências é o chamado "velocimétrico por turbina". Seu funcionamento é relativamente simples: a água passa por uma turbina que faz girar o mecanismo do relógio, responsável pelo registro da água consumida.
Para fazer a leitura do hidrômetro, basta anotar os números pretos, desprezando os números vermelhos. Para acompanhar o seu consumo, faça leituras periodicamente e calcule o quanto você está gastando pela diferença entre duas leituras.
Os hidrômetros são certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), que recomenda a troca desse equipamento a cada 5 anos, em razão do tempo de vida útil do aparelho. A concessionária avisa previamente o consumidor sobre a troca com mensagem na fatura de água.
A Sabesp, companhia de saneamento básico do estado de São Paulo, está adotando medidores inteligentes de consumo de água. Em vez de uma medição local por mês, com o medidor inteligente são feitas pelo menos duas leituras diárias do consumo. Os dados são enviados pela rede Sigfox, operada pela WND Brasil.
Para fazer essa autoleitura, basta acessar o site Sabesp www.sabesp.com.br ou Agência Virtual e clicar no ícone Sabesp Fácil em destaque no campo "Sua Conta", digitar seu RGI/PDE (código de cliente) e acessar a opção de “Correção de leitura por Média”.
Os hidrômetros mais comuns têm uma hélice ou turbina na qual se posiciona um ou mais jatos de água movimentando-a. Após esse contato, o girar da hélice registra o movimento em um totalizador que indicará a quantidade em litros ou metros cúbicos.
A leitura da água é feita através do medidor de água, também conhecido como hidrômetro, que registra o consumo em metros cúbicos (m³).
Os hidrômetros são de propriedade da empresa fornecedora de água, então ela pode trocá-los quando julgar necessário, mas o consumidor tem que ser, necessariamente, avisado desta troca.
O hidrômetro serve para uma cobrança justa, com base no que foi consumido. Podemos afirmar também que o mesmo evita desperdícios e colabora com a preservação do meio ambiente.
Substituição devido ao desgaste – chamado de troca PREVENTIVA. Substituição devido a defeito de funcionamento – chamado de troca CORRETIVA. Nas duas situações a troca é gratuita e visa garantir a qualidade e eficiência da leitura. Como saber a data de leitura do meu hidrômetro?
Duas semanas depois, no dia 15, o hidrômetro marca 0010 (pretos) 01 (vermelhos). Para calcular o consumo do período, ignore os dois últimos números (o 08 da primeira leitura e o 01 da segunda).
Diversos testes realizados pela Sabesp demonstraram que a quantidade de ar que chega ao hidrômetro é tão pequena que não representa diferença na conta mensal. Em condições normais de abastecimento, a maioria absoluta das redes de distribuição e das ligações de água operadas pela Sabesp não está sujeita a entrada de ar nas tubulações.
Como pegar um empréstimo pessoal no Banco do Brasil?
Como voltar a competência do CNES?
Como saber se o aparelho de choque tá funcionando?
O que acontece quando o pâncreas não produz insulina?
O que significa sonhar com algo que você quer muito que aconteça?
Como saber se estou com o ombro deslocado?
Como trabalhar voluntário em hospitais?
Como saber se o ouvido está inflamado?
O que causa a transição demográfica?
Porque dizem que a panturrilha é o nosso segundo coração?
Como o barbeiro transmite doença?
Como deve ser realizado o posicionamento do RN na incubadora?
Qual ea melhor maneira de se vingar de alguém que te humilhou?
Quanto tempo o corpo se decompõe?
Como usar óleo essencial de melaleuca no cabelo?
Como usar o verbo haver no presente?