“Todo produto possui números junto à letra W, que vem da palavra winter. Na sigla 5W-40, o primeiro número indica a viscosidade do óleo em baixas temperaturas, quando o motor ainda está em repouso, enquanto o segundo número aponta a viscosidade do óleo a 100°C, quando o veículo já está em movimento.
Ou seja: um óleo de classificação 15W40 tem viscosidade 15 quando em temperatura ambiente (é mais grosso) e 40 quando o motor está em funcionamento (é mais fluído).
Esta classificação é de fácil entendimento já que a evolução das letras significa a evolução da qualidade dos óleos. Portanto, para a API, SM é melhor que SL, que por sua vez é melhor que SJ e assim por diante. ... A API classifica ainda óleos para motores dois tempos e óleos para transmissão e engrenagens.
Ou seja: um óleo de classificação 15W40 tem viscosidade 15 quando em temperatura ambiente (é mais grosso) e 40 quando o motor está em funcionamento (é mais fluído). O W na classificação vem do termo em inglês Winter, que significa inverno.
De acordo com informações da Total Brasil, uma das líderes mundiais no setor, divulgadas em seu site, para cada carro, há uma recomendação de tipo de óleo específico, ao qual as montadoras indicam em seus manuais as especificações de viscosidade (SAE 0W30, 5W30, 10W40 etc) e o nível mínimo de desempenho (API SL, SM ou SN)
Na maioria das vezes estas especificações são mais severas que as especificação API, ILSAC ou ACEA. Os óleos lubrificantes passam por inúmeros testes de qualidade antes de serem aprovados ou indicados para estas especificações. É importante sempre verificar se o óleo utilizado atende à especificação recomendada pela montadora de seu veículo.
Quando a pressão exercida sobre o óleo ultrapassa o normal, esse aditivo impede que a película formada pelo óleo se desgaste e chegue ao metal, podendo resultar em microssoldas. Aditivos melhoradores de índice de viscosidade: os óleos lubrificantes podem sofrer alteração em sua composição, conforme a temperatura em que são expostos.
Os óleos utilizados atualmente são uma mistura de lubrificantes e de alguns aditivos, geralmente polímeros que proporcionam o reforço, ou ganho de algumas características específicas. Geralmente os lubrificantes utilizados presentemente são obtidos a partir do petróleo, portanto de base mineral, ou criados em fábricas de química, ...
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