Os reagentes são mostrados no lado esquerdo da equação e os produtos no lado direito.
Método das Tentativas. Para fazer o acerto dos coeficientes das reações químicas, utilizamos o método das tentativas, que consiste apenas em contar o número de átomos dos reagentes e dos produtos. Para facilitar, podemos começar acertando os metais. Em seguida os ametais, depois oxigênio e por último o hidrogênio.
Índice: é o número que indica a quantidade de átomos de cada elemento presente nas fórmulas químicas. Esse número vem à direita do elemento em questão e aparece subscrito, isto é, num tamanho de fonte menor.
Os átomos de um elemento não se transformam em átomos de outro elemento. Também não há perda ou criação de átomos novos (Lei de Lavoisier). O número de átomos dos reagentes deve ser igual ao número de átomos dos produtos. Quando isso acontece, dizemos que a equação química está balanceada.
Reação de síntese ou adição: são aquelas que duas ou mais substâncias originam um único produto. ... Reação de dupla troca: dois reagentes reagem formando dois produtos, ou seja, se duas substâncias compostas reagirem dando origem a novas substâncias compostas recebem essa denominação.
As equações químicas são representações gráficas das reações químicas que ocorrem entre os diversos elementos presentes na Tabela Periódica. Elas são formadas por átomos, moléculas, e se apresentarem íons são chamadas de equações iônicas: H2(g) + O2(g) → H2O (l) – equação comum. H+ + OH-→ H2O – equação iônica.
Este método consiste em colocar os coeficientes, livremente, até atingir a igualdade no número de átomos dos dois lados da reação....Método das tentativas.
Reagentes | Produtos |
---|---|
C = 2 átomos | C = 2*1 = 2 átomos |
H = 6 átomos | H = 3*2 = 6 átomos |
O = 1 + (3*2) = 7 átomos | O = (2*2) +(3*1) = 7 átomos |
Para resolvermos uma equação, devemos estudar os métodos utilizados em cada tipo, isto é, para cada tipo de equação, existe um método diferente para determinar-se as possíveis raízes. Entretanto todos esses métodos são derivados do princípio da equivalência, com ele é possível resolver os principais tipos de equação.
Reescreva a equação colocando todos os termos que possuem incógnita no primeiro membro. Para tanto, utilize a seguinte regra: Trocou de membro, trocou de sinal. Observe o exemplo: O termo 4x está no segundo membro e deve ser colocado no primeiro. Assim, troque 4x de membro trocando também seu sinal:
Para entender melhor esse conceito, vejamos o exemplo abaixo: Para balancear a equação química acima, primeiramente devemos escolher o elemento que surge somente uma vez na primeira e na segunda parte da equação, sendo que nesse caso é igual para o Alumínio (Al) e o Oxigênio (O).
Montar a equação: Escolher como incógnita x a quantidade de reais que Luísa tem. Quantidade de reais que Luísa tem: x. Quantidade que Eva tem: x + 2. Quantidade que Berta tem: (x + 2) + 2 = x + 4. Quantidade que Ana tem: (x + 4) + 2 = x + 6. 3. Resolver a equação: Escrever a condição de que a soma é 48:
Qual a melhor cor para madeira?
Quais os elementos encontrados na zona rural?
Qual a técnica de sobrancelha mais natural?
Quais os cuidados de enfermagem com a nutrição enteral?
Pode tomar simeticona comprimido antes da endoscopia?
Quais são os riscos que o TSB está sujeito ao atender um paciente na cadeira odontológica?
Como fazer a marcação de um terreno no Google Earth?
O que é preciso para colocar o nome no SPC?
Qual o significado das cores das guias na Umbanda?
Porque o cortisol atrapalha no emagrecimento?
O que significa quando o paciente está Gaspiando?
Qual é o significado de MV no WhatsApp?
Qual a melhor praia para banho na Ilha do Mel?
Quais regiões fazem parte do cristianismo?
Qual recurso para decisão ultra petita?
Quais são os Código de Ética do assistente social?