A oleosidade do cabelo tende a aumentar no inverno devido ao banho quente e ao uso de chapéu e bonés que propiciam o aumento da oleosidade do couro cabeludo. O recomendado é lavar os cabelos na água morna, mais para fresca.
“A falta de limpeza estimula a produção de oleosidade no couro cabeludo, que se acumula na raiz dos fios e entope os bulbos capilares, causando irritação, coceira e queda”, diz Valéria Marcondes. Ela indica lavar a cada dois dias, pelo menos.
Afinal de contas, faz mal lavar o cabelo no frio? A resposta é: não. A falta de limpeza estimula a produção de óleo pelo couro cabeludo, que pode acabar acumulando nos fios, entupindo bulbos capilares e causando coceira e mais queda.
Cuidados essenciais para os cabelos cacheados durante o inverno
Nessa época do ano, o frio pode agredir as madeixas, deixando os fios com mais frizz, mais opacidade e até com caspa, devido ao estímulo da produção de sebo pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo. "Isto aumenta a oleosidade, podendo piorar a dermatite seborreica em pacientes com essa patologia.
Use a toalha certa A toalha ideal é macia e felpuda, daquelas que absorvem bem a água após o banho. Antes de recorrer ao secador, seque bem os fios com a toalha. Mas nada de esfregar, pois esse movimento faz muito mal aos fios, tanto quanto torcer os cabelos na toalha.
E por falar em lavar o cabelo, outro erro comum é usar água quente na hora da lavagem. O indicado é usar água morna ou fria, já que a alta temperatura pode aumentar em excesso a oleosidade do couro cabeludo, além de deixar os cabelos mais fracos e quebradiços.
Portanto, não estranhe caso seus fios estejam ressecados e a pele de sua cabeça apresente alguma descamação agora na temporada outono-inverno. No frio, a diminuição da umidade do ar, os ventos gelados e a alta temperatura da água dos longos banhos são os culpados pelos danos capilares.
Segundo a médica, dormir com cabelo molhado não causa caspa, mas piora o quadro de quem já tiver o problema, pois a umidade facilita o crescimento dos fungos. Portanto, o melhor horário para lavar o cabelo é pela manhã. ... O fato de o xampu ter ou não sal também não interfere na caspa.
9 dicas de como cuidar dos cabelos no inverno
Mas, se os seus cabelos forem bem ondulados a cacheados, a escova alisadora pode ser uma ‘mão na roda’ e é bem prática”, comenta. Outro ponto importante, é claro, é escolher uma boa escova alisadora, afinal, já estão disponíveis diferentes marcas no mercado.
Por isso mesmo, ela deve ser feita com um cabeleireiro de confiança, e jamais deve ser feita em casa ou em um local em que você não confia. Os efeitos da escova marroquina duram por entre três a cinco meses, dependendo do cabelo e do número de lavagens, já que o produto tende a sair saindo quanto mais os fios são lavados.
Uma escova moderna que promete desembaraçar e alisar de forma eficiente, rápida e sem danificar os fios. A orientação de uso é: para cabelos grossos e frizados, selecionar a temperatura alta (210-230 °C); para cabelos com textura normal, selecionar a temperatura média (190-210 °C); para cabelos finos, selecionar a temperatura baixa (170-200 °C).
Como usá-lo? Quais são as diferenças entre a escova alisadora e a chapinha? Adriana Neto, hairstylist da Esmell Leblon, explica que a escova alisadora é um aparelho que promete ir alisando os fios conforme você os penteia.
O que é meio de transporte individual?
É viável a energia solar no Brasil?
Quanto precisa para viver de renda?
Quanto precisa de dinheiro para entrar em Portugal?
Como fazer hidratante de banco de couro caseiro?
Quais são os tipos de produção?
Quais os dois elementos responsáveis pela mediação simbólica?
Qual a diferença entre Aí é Koi?
Quais os pontos fracos do signo de Aquário?
Qual capacidade da máquina para lavar cobertor?
Qual é o DVD mais vendido do mundo?
Qual melhor lua para fazer limpeza hepática?
Como é transportada a gasolina?
Quanto tempo a massa de pastel pode ficar na geladeira?
Por que nos preocupamos em estudar os processos reversíveis?
Quais são as vantagens do merchandising?