A partir do momento em que a escola cria um ambiente estrutural que preza pela inclusão, ela deve trabalhar a interação entre os alunos. Desse modo, é mais do que importante propor atividades que incentivem o aprendizado em equipe, fazendo os pequenos lidarem com as diferenças de forma natural.
- Ao chamar atenção do aluno, utilizar gestos convencionais; - Colocar o aluno surdo nas primeiras carteiras, longe de janelas e portas, para não se distrair; - Utilizar todos os recursos que facilitem sua compreensão (dramatização, mímicas e materiais visuais);
A educação bilíngue é compreendida como a modalidade de ensino na qual a instrução deve acontecer por meio da primeira língua do surdo, entendida como Libras, considerando a língua do país, no caso do Brasil, o português como segunda língua, ambas de extrema importância para os surdos.
surdos terão aulas de Libras realizadas pelo professor e/ou intérprete, que serão planejadas a partir do diagnóstico do conhecimento que o aluno tem a respeito desta língua. ... As atividades propostas devem possibilitar diversos tipos de textos e uso de glossários ilustrados para ampliar o vocabulário da língua escrita.
A inclusão de surdos no ensino regular significa mais do que apenas criar vagas e proporcionar recursos materiais, requer uma escola e uma sociedade inclusivas, que assegurem igualdade de oportunidades a todos os alunos, contando com professores capacitados e compromissados com a educação de todos.
São elas: aprender e usar Libras; atentar para a presença de alunos surdos a partir do planejamento das aulas, programando ações que contemplem as especificidades desses discentes; pesquisar sobre os surdos e o ensino (de História) para tais sujeitos; utilizar estratégias e recursos pedagógicos diferenciados; promover ...
PLANO DE AULA PARA ALUNO COM SURDEZ
7.4 Tradutor e intérprete, comunicação dos alunos Surdos com os alunos ouvintes. 7.5 Comunicação professor x aluno surdo, domínio da libras, interação dos alunos Surdos no momento da aula. 8. CONSIDERAÇÕES FINAIS 9. REFERÊNCIAS 10. Apêndice 1. Resumo
RESUMO: Muitas discussões e desafios que envolvem o ensino para surdos vêm sendo realizadas no campo das licenciaturas e, consequentemente, na Pedagogia.
E específicos: conhecer os métodos utilizados pelos os educadores na formação de alunos surdos; discutir o despreparo dos professores e funcionários ao receberem alunos surdos na escola de ensino regular e potencializar a importância do método bilinguismo para a educação dos surdos.
Assim como a necessidade de responder algumas questões, que como futura psicopedagoga mim inquieta a respeito da educação de surdos. Entende-se que a inclusão não pode ser concebida como mera inserção, alocação integração no espaço escola, mas como aquele que atende a diversidade e contemple conhecimento sobre a especificidade de todos os alunos.
Qual a melhor cerveja para acompanhar um churrasco?
Quantas mulheres são assediadas por minuto no Brasil?
O que faz o Assessor do promotor de justiça?
Quais são os cuidados que devem ser tomados durante uma pesagem?
Que se declare pobre nos termos da lei 7115 83?
Quais os parâmetros de avaliação que predizem o sucesso no desmame ventilatório?
Como limpar cache no emulador?
Quanto tempo para se recuperar de uma cirurgia no pé?
Qual o refrigerante mais engorda?
O que fazer para se afastar de pessoas tóxicas?
Quem era Sócrates e o que ele defendia?
Quais os requisitos do usucapião de bem móvel?
Quando serão arbitrados os honorários?
Quantos ganha um pedreiro na Suíça?