Designa-se por falácia um raciocínio errado com aparência de verdadeiro. Na lógica e na retórica, uma falácia é um argumento logicamente incoerente, sem fundamento, inválido ou falho na tentativa de provar eficazmente o que alega.
Saber identificar falácias se torna bastante importante, tanto para identificar erros e inconsistências em seu argumento como para identificar erros nos argumentos de outros, principalmente quando estes tentam passar essas falácias como argumentos verídicos.
Conhecer e saber classificar as falácias é muito importante que para se identifique uma. Sendo assim, as falácias são divididas em dois grupos, as falácias formais e as falácias não-formais.
Todo argumento falacioso pode encontrar razões psicológicas, íntimas, emocionais, mas nunca lógicas. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Por isso, é preciso estar atento à construção textual, porque o texto argumentativo deve usar argumentos plausíveis, pautados na lógica.
Além dos exemplos de falácias acima há outros tipos que aparecem constantemente nos discursos políticos, líderes que apelam à demagogia, e conversas cotidianas. Neste caso, queremos que se aceite uma conclusão por não se encontrar provas em contra ao argumento. Exemplos: Existem fantasmas na casa de Pedro.
A melhor maneira de evitar esse tipo de falácia é buscando estatísticas e dados que apoiem ou refutem a sua hipótese inicial. Por exemplo, pesquisas indicam que aqueles que possuem um bom desempenho na faculdade costumam receber salários mais altos do que aqueles que abandonam o curso. Melhor continuar matriculado então, né?
Como identificar uma falácia e se defender dela? Defender um argumento nada mais é do que expor pontos de vista e conceitos que foram formados a partir das experiências de vida. Porém, ao atacar alguém com ofensas pessoais, fugir do assunto ou recorrer a qualquer tipo de apelo enviesado, estamos fazendo o uso de falácias.
Agora achei o site Thou Shalt Not Commit Logical Fallacies, o mais simpático que já vi sobre o assunto. Ele lista as 24 falácias mais comuns, em linguagem simples, com exemplos engraçadinhos, e tem até um pôster para você baixar em PDF, mandar imprimir na gráfica e colar na parede. Tudo de graça.
Quem escreveu o maior vendedor do mundo?
Como organizar endereços no Excel?
Quais são os esportes paralímpicos?
Quantas vezes a Lua da volta na Terra?
Qual a planta que rejuvenesce a pele?
Quem toma Xarelto O que não pode comer?
O que é o braço e o antebraço?
Quem é a menina mais seguida do mundo?
Qual é o navio mais luxuoso da MSC?
Deve fazer anos ou devem fazer anos?
O que acontece se o pino da panela de pressão sair?
Como saber se duas retas são paralelas ou perpendiculares?
Como emitir guia de parcelamento dívida ativa?
Quem trabalha como marceneiro tem direito a insalubridade?