Ouça em voz altaPausarArbusto ou árvore pequena, ca. 7m de altura, caule tortuoso e casca pardo-vermelho-escura, muito fendida. Folhas alternas, alado-pecioladas, compostas, com três a cinco folíolos sésseis, oblongo-espatulados, coriáceos, glabros. Flores verde-amareladas, pequenas, pubescentes, dispostas em panículas.
Ouça em voz altaPausarCaule tortuoso, com casca fina, áspera e de coloração acinzentada. Folhas alternas, compostas, imparipinadas, com pecíolo alado, com 3 a 5 folíolos, oblongos a oblongos-lanceolados, ápice agudo, base afilada, membranáceos, bordos liso, nervura central proeminente em ambas as faces e com cheiro característico de manga.
Ouça em voz altaPausarO desenvolvimento da planta no campo e rápido, alcançando facilmente 3 metros em 2 anos. Frutos: frutos são drupas globosas e de coloração vermelha.
Ouça em voz altaPausarPlanta da família Anacardiaceae atinge 5 m a 10 m de altura, com tronco revesti- do por casca grossa de 30 cm a 60 cm de diâmetro. É popularmente conhecida pelos nomes de aroeirinha, aroeira-mansa, aroeira-vermelha e aroeira-pimenteira.
Ouça em voz altaPausarAs folhas, quando maduras, servem como forrageiras, e a resina exsudada dos troncos é utilizada no preparo da goma arábica. A madeira serve para obras externas, mourões, vigas, construções rurais, estacas, dormentes e carvão de elevado poder calorífico.
Ouça em voz altaPausarEm pessoas sensibilizadas aos alquil-fenóis (que são substâncias causadores de dermatite alérgica em pessoas sensíveis) ao passar próximo ou sentar-se à sombra desta aroeira, podem apresentar uma dermatite de contato caracterizada por vermelhidão, coceira e até bolhas durante vários dias.
Aroeira, arbusto modesto, excepto em largura; o lentisco ou aroeira, encontra-se frequentemente nas terras do centro e sul de Portugal. Raramente ultrapassa os 5 metros de altura por outros tantos de largura.
A identificação de uma espécie de árvore pode ser relativamente simples em alguns casos mais comuns ou em que apenas um elemento (flor, fruto, semente, etc) define a espécie. Entretanto, na maioria dos casos a boa identificação é mais difícil, mesmo tendo-se observado mais de um dos elementos.
A aroeira-mansa é uma árvore bastante interessante para arborização urbana. Seu porte médio e a frutificação ornamental, aliados à rusticidade da planta, fazem com que ela seja uma excelente escolha para o paisagismo, prestando-se como arvoreta e cerca-viva. Ela também é indicada para reflorestamento de áreas degradas, pois é uma árvore pioneira.
A aroeira ocorre no contorno da região mediterrânica. Na península Ibérica é frequente em toda a zona mediterrânica, especialmente na metade sul, evitando as regiões continentais mais frias e com presença de geadas.
Qual é o perfil de um supervisor?
Quanto custa o queijo do reino tirolez?
Quando se deve negar uma venda no crediário?
Como separar dados de uma planilha?
Pode usar furadeira no domingo?
Quais são as três cidades brasileiras que se destacam com exemplo de práticas sustentáveis?
Qual é o arquivo de configuração do Apache?
O que é mais barato asfalto ou concreto?
Qual a diferença entre púrpura e roxo?
Quais são os principais tipos de desperdícios encontrados na produção?
Porque não respiro pelas duas narinas?
Qual o preço do Onix LTZ 2013?
O que se entende por conservação de alimentos?
Qual a diferença entre energia solar e energia eólica?
O que significa o sinal Escoteiro?
Como evitar quedas por escorregão e tropeço?