QUANTO AO NÚMERO DE HIDROGÊNIOS
Os ácidos orgânicos estão presentes em alguns dos nossos alimentos, como na uva (ác. tartárico) e no vinagre (ác. acético), ou seja, podem ser consumidos por nós. Os ácidos inorgânicos são ácidos mais perigosos e não podem ser ingeridos, pois podem causar sérios danos ou morte.
Oxiácidos: aqueles que possuem oxigênio em suas moléculas. Exemplos: H2SO4, HClO4, HNO3, etc.
Características dos ácidos Os ácidos possuem sabor azedo. Por exemplo, o vinagre, o limão e o tamarindo são azedos porque contêm ácidos; Os ácidos conduzem eletricidade em meio aquoso, pelo fato de desdobrarem-se em íons; Os ácidos reagem com as bases formando sais e água.
Ácidos orgânicos são ácidos que resultam da atividade sintética de plantas e animais, porém distintos dos ácidos de decomposição como o ácido úrico. ... O ácido cítrico é absorvido no trato digestivo e, após a decomposição no corpo, é eliminado pelos rins como carbonato de sódio.
Mas os ácidos inorgânicos são geralmente bem solúveis em água e não solúveis em solventes orgânicos. ¤ Os ácidos orgânicos têm uma origem biológica, enquanto que os ácidos inorgânicos não têm. Os ácidos inorgânicos são derivados de compostos inorgânicos / fontes minerais.
Os ácidos estão presentes em vários momentos do nosso cotidiano, desde o ácido cítrico, presente no suco de laranja que tomamos, até o ácido clorídrico do suco gástrico, presente no nosso estômago, que utilizamos no processo da digestão.
A principal diferença entre ácidos orgânicos e ácidos inorgânicos é que os ácidos orgânicos são compostos orgânicos, enquanto os ácidos inorgânicos são compostos inorgânicos. 1. ”Ácidos e Bases Orgânicos.”
Ex. ácido bromídrico (HBr). Ternários: apresentam três elementos distintos na molécula. Ex. ácido fosfórico (H 3 PO 4 ). Quaternário: apresentam quatro elementos distintos na molécula. Ex. ácido tiocianóico (HSCN). Oxiácidos: possuem oxigênio na molécula. Ex. ácido perclórico (HClO).