Para limpar a região dos genitais no menino, deve-se limpar a região do prepúcio deslocada da glande sem forçar e sem puxar para trás a pele que cobre a glande, principalmente nos bebês, porque se pode machucar. Além disso, deve-se secar muito bem a pele, principalmente nas pregas sem raspar.
Para fazer essa higiene da forma correta, utilize água e sabonete neutro, e passe um algodão umedecido em toda a região. Não introduza uma haste flexível na vagina da menina, isso pode até romper seu hímen. Se preferir usar esse instrumento, limite-o apenas a região da vulva e dos grandes lábios.
Na hora de higienizar a genitália afaste delicadamente os grandes lábios e passe o algodão com água. Faça a limpeza sem medo, pois assim como no caso do banho não há o risco de lesionar o hímen. Porém, não faça a higienização com força e nunca utilize hastes flexíveis.
Os lenços umedecidos não são contraindicados e ajudam a retirar resíduos que o papel higiênico deixa para trás, mas prefira as versões sem perfume e sem álcool.
A criança deve ser orientada pelos pais para se limpar sozinha, sempre de frente para trás, com algodão ou papel higiênico, sempre com o cuidado de não deixar nenhum pedaço de papel higiênico preso na genitália. Depois de fazer coco, o ideal é fazer a lavagem da região íntima com água corrente.
As crianças tem o hímem muito mais espesso do que uma pessoa mais madura. Com o passar dos anos, o hímen fica bem mais fininho e flexível, independente de ter relação sexual com penetração ou não. Diferente do que muita gente acha, o hímen pode ser rompido e não ter sangramento algum.
As unhas do bebê devem ser cortadas com uma tesoura de pontas redondas, como mostra a imagem 1, e num movimento reto, segurando a ponta do dedo para a unha ficar mais saliente e não ferir o dedo do bebê, como mostra a imagem 2. As unhas não devem ser cortadas muito curtas porque o risco de inflamação é maior.
Molhar levemente a ponta da fralda, toalha ou gaze em água morna sem sabão; Espremer o tecido para remover o excesso de água; Passar a toalha, fralda ou gaze úmida pela parte externa da orelha, para remover a sujeira; Secar a orelha com uma toalha macia.
A maioria dos corrimentos nesta faixa etária é decorrente de um desequilíbrio da flora genital associado a hábitos de higiene (dificuldade na limpeza após evacuação, manipulação dos genitais com mãozinhas sujas, etc), e facilitado pelas condições anatômicas nesta idade.
“Lave somente aquilo que está vendo. Faça movimentos circulares suaves, não esfregue, pois pode machucar o pequeno”, afirma Martins. Quando o bebê não tiver mais a fimose fisiológica, as recomendações na hora do banho mudam. “Retraia a pele do pênis expondo a glande e limpe a região com bastante água e de forma delicada.
Lave a parte externa da vagina pelo menos uma vez por dia. Ao longo do dia, o suor e a umidade podem se acumular na região genital, fornecendo o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias e fungos. Lave o local durante o banho para evitar uma infecção e odores desagradáveis.
Sempre lave-as muito bem antes de colocá-las pela primeira vez. Ao lavar a roupa íntima, use um sabão suave e sem fragrância. Também é uma boa selecionar duplo enxágue se for usar a máquina, tirando todos os resíduos. Limpe-se da frente para trás depois de usar o banheiro.
Em alguns casos, pode-se recorrer a produtos de higiene, como sabão de glicerina ou específicos para higiene intima, principalmente quando a região está suja com fezes.
Qual é a função do direct box?
Quais são os microrganismos ruins?
É verdade que banana prata prende o intestino?
O que pode causar interferência na rede wireless?
O que é distância de queda livre?
Quantos hospitais são acreditados no Brasil?
Qual o lado certo de usar o relógio?
Quando será o próximo jubileu 2022?
O que significa ensino fundamental completo?
Quem é a mais nova do Red Velvet?
Quem define o escopo do projeto?