Metodologia ativa, Movimento Maker e abordagem de habilidades socioemocionais, pensamento crítico e até mesmo a gestão democrática são alguns dos exemplos que podem ser considerados para embasar o processo da implementação e aprimoramento dos próprios professores.
2. O MEC fiscalizará a implementação da Base nas escolas? Não. Segundo o ministério, essa tarefa cabe aos órgãos normativos de cada sistema de ensino - ou seja, os conselhos estaduais e municipais de Educação.
“É papel da gestão fornecer as condições para garantir que a equipe possa desenvolver seu trabalho”, afirma Simone Azevedo, formadora de coordenadores da Comunidade Educativa Cedac. ...
A EQUIPE GESTORA DA ESCOLA DEVE LIDERAR A REVISÃO DO PP. Além disso, para gerar engajamento de toda a comunidade escolar na implementação dos novos currículos, o PP deve ser construído de maneira democrática e participativa.
A implementação da BNCC pode envolver desafios para as escolas. O coordenador pedagógico e o diretor escolar têm papel fundamental na implementação do documento e são essenciais para que toda a equipe escolar supere os desafios envolvidos na implementação.
“A BNCC tem o propósito de servir como referência para os currículos das escolas públicas e particulares tendo por fundamento pedagógico a definição de 10 competências gerais que servem como eixo orientador dos currículos e dos componentes curriculares, sempre com ênfase na educação e formação integral das crianças e ...
A justificativa apresentada pelo governo foi a de que o texto precisaria ser reformulado para se adequar às mudanças trazidas pela reforma do ensino médio. Segundo o MEC, a versão da Base para essa etapa da educação básica será divulgada até o final de 2017.
O fator mais relevante da BNCC é a possibilidade de nortear práticas pedagógicas e atividades de aprendizagem mediadas pelo professor, decorrentes de um currículo alinhado ao Projeto Político Pedagógico.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada completamente em 2018, é o documento brasileiro que define as aprendizagens essenciais às quais os alunos da Educação Básica do país devem ter acesso. A implementação da BNCC pode envolver desafios para as escolas.
BNCC: qual é o papel do gestor escolar na implementação da Base? BNCC: qual é o papel do gestor escolar na implementação da Base? A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está batendo na porta das escolas brasileiras e com ela vem os cuidados para uma boa implementação.
E é a condução dessa gestão, quando amparada por instrumentos democráticos, que possibilita que todos sejam corresponsabilizados e trabalhem juntos na construção de uma educação de qualidade. Nessa perspectiva, mais de 50 especialistas (organizações e indivíduos) em Educação Integral * indicam as seguintes recomendações aos gestores escolares:
O gestor escolar pode estimular a participação dos alunos na construção do projeto adotado pela escola por meio de atividades de sensibilização e projeção futura (como Oficinas de Sonhos ou Oficinas de Projetos de Vida ), metodologias que tangibilizam a concepção e proposta da educação integral para o projeto individual de cada jovem.
Os gestores da rede e das escolas precisam estar preparados para a implementação da base, para incentivar os professores a se envolverem com o processo. Ilustração: Nik Neves/Nova Escola
Como prevenir a dengue em casa cômodo?
Como são marcadas as falas das personagens no texto?
O que é bom para dermatofitose?
Quais são as câmaras cardíacas e como estão interconectadas internamente?
Como são formuladas as hipóteses científicas?
Quais são os principais motivos da poluição dos rios?
Onde são obtidas as Células-tronco embrionárias?
Como evitar corrosão por Pites?
Como são Indicada as 24 horas do dia?
Como trabalhar o tema dengue em sala de aula?
Qual é a importância da pele para o nosso corpo?
O que são pseudofrutos como são formados e dê um exemplo?
Como funciona o freio motor do Mercedes?
Como funciona o pagamento do 99?
Como funciona altímetro barométrico?