- Reconhecer os objetos, lugares e suas funções no âmbito da sala de aula e nos outros espaços da instituição; - Reconhecer e identificar os diferentes momentos da rotina: alimentação, hora do descanso, higiene pessoal e demais atividades.
Quando as crianças entendem as emoções e as comunicam de maneira assertiva e eficiente, elas podem e conseguem, ao reconhecêlas, escolher melhores estratégias para resolver problemas e lidar com eventos negativos, ou positivos, desenvolvendo, gradualmente, a percepção sobre a perspectiva do outro.
Explorar o direito de participação e a autonomia das crianças, evidenciar seus desejos por meio da expressão oral, do registro escrito e dos desenhos; e estimular a auto-organização, expressa no planejamento das ações cotidianas.
Conhecer-se: o sexto e último direito A partir do conhecer-se é que a criança construirá sua própria identidade, englobando os campos pessoal, social e cultural. ... Esses direitos garantem uma concepção de criança como ser observador, questionador, capaz de levantar hipóteses, concluir, julgar e assimilar valores.
COMO A FAMÍLIA PODE GARANTIR, EM CASA, OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS, EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL? “O importante é criar condições para a formulação de perguntas. ... Não há problema algum em deixá-los experimentar o ócio, isso é essencial para a imaginação e a criatividade da criança.
Saber compreender suas próprias emoções e as emoções dos outros, lidar com elas e ser capaz de controlar e adequar suas emoções às diferentes situações que se apresentam na vida, é fundamental para um desenvolvimento pleno e saudável dos pequenos. ...
Por meio das brincadeiras, mímicas faciais e gestos o professor pode abordar uma variedade de emoções, mostrando às crianças a importância da expressão dos seus sentimentos e da sua comunicação.
Além da exploração de elementos concretos, é necessário explorar elementos simbólicos, como músicas e histórias, por exemplo. “Criar momentos de reflexão e, a partir da observação e escuta, que o professor perceba o que é pertinente e necessário para os pequenos”, sugere Gastaldi.
As crianças adoram essas atividades, que proporcionam muito prazer e ao mesmo tempo auxiliam no desenvolvimento da coordenação motora ampla e do esquema corporal, além de estimular a socialização, a oralidade e o envolvimento integral do grupo.
v. pron. 1. encontrar-se pela primeira vez: Eles conheceram-se em 1980.
No dia a dia esse direito pode ser garantido com algumas estratégias, conforme afirma a consultora sobre Educação Infantil, Maria Virgínia Gastaldi. “Boa parte das atividades ajudam a garantir esse direito, mas há estratégias para pensar especificamente sobre ele”, comenta.
Pensando especificamente na educação infantil, o documento indica 6 direitos de aprendizagem e desenvolvimento que, em concomitância com os temas propostos nos campos de experiência, apontam as perspectivas de aprendizagem nesse período de estudos. Entenda mais!
As coordenadoras concordam que, ao pensar o papel dos direitos de aprendizagem, mais especificamente o de brincar, é necessário partir do princípio de que brincar é um verbo que denota uma ação que já nasce com a criança. “A criança adquire conhecimento de mundo a partir do ato de brincar, interagir e experimentar”, avalia Shirlei.
“Garantir o direito de escolha significa planejar situações nas quais é possível conduzir as vivências a partir das escolhas das crianças”, ressalta Beatriz.
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