Ao colidir com uma pastilha o PACMAN a engole e a mesma deve desaparecer do labirinto. Caso o jogador coma todas as pastilhas de um labirinto, o jogador passa de fase. Caso o jogador coma todas as pastilhas de todos os labirintos disponíveis o mesmo vence o jogo.
A mecânica é muito simples: o jogador é uma cabeça redonda e amarela, com a boca abrindo e fechando, dentro de um labirinto cheio de pastilhas. O objetivo é comer todas as pastilhas sem ser alcançado pelos fantasmas. Nada! A vantagem dessa brincadeira é que não precisa de nenhum equipamento especial.
Os Tazos contam com um Pincode impresso no verso para acesso ao jogo com fases exclusivas, criadas especialmente para a campanha. É só escanear o QR Code disponível nas tiras promocionais ou acessar o hotsite da promoção, inserir o código encontrado nos Tazos e se divertir.
Em 1980, Toru Iwatani, um designer da Namco, queria inventar um jogo de vídeo diferente dos "Shoot 'em ups" (tiro-neles), que se assemelhasse a um desenho-animado. ... A personagem e jogo tiveram o nome Puck-Man, do termo Japonês paku-paku, que significa a boca de alguém a abrir-se e fechar-se.
Você conseguirá passar de fase quando terminar de comer todas as pastilhas disponíveis no mapa. Para aumentar sua pontuação, você deve comer todas as frutas que aparecem durante o jogo que fica disponível durante um curto período do tempo.
Cada um dos fantasmas tem a sua própria cor: azul (Inky, também apresentado como Bashful), amarelo/laranja (Clyde ou Pokey), rosa (Pinky ou Speedy) e vermelho (Blinky ou Shadow) -, "principalmente para agradar às mulheres que jogavam - pensei que elas gostariam de cores bonitas", disse o criador.
Jogo eletrônico de ação
Pac-Man/Gêneros
Muito antes de Mario e seus cogumelos, Pac-Man foi o primeiro jogo a apresentar a mecânica de “Power-Up”, algo que lhe concedia mais poder temporariamente. As pílulas energéticas do personagem permitiam que, por um tempo limitado, ele pudesse devorar os fantasmas que normalmente o perseguiam e eram a causa de sua morte.
Pac-Man não possui um final propriamente dito, você apenas continua jogando e cada vez que completa a fase, ela recomeça mais difícil. Porém, nem mesmo a programação é capaz de acompanhar alguns dos melhores jogadores de Pac-Man, que conseguem vencer mais de 255 fases em seguida.
Um das “sequências” mais estranhas que Pac-Man já recebeu foi lançada em 1994, com Pac-Man 2: The New Adventures para Super Nintendo e Mega Drive. Ao invés de expandir o clássico de fliperama que todos adoravam, este era um título de aventura, com uma mecânica de “aponta e clicar” como em jogos de PC.
Outra curiosidade sobre a origem do nome de Pac-Man é que o personagem Scott Pilgrim, no filme Scott Pilgrim contra o Mundo, tenta utilizar toda essa história como uma cantada para se aproximar de seu interesse romântico, Ramona Flowers.
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