Entre 19, a ditadura militar criou um sistema reticulado que abrigou o vasto dispositivo de coleta e análise de informações e de execução da repressão no Brasil. ... A máquina de repressão começou a tomar nova forma em maio de 1967, com a criação do Centro de Informações do Exército (CIE).
O aparato de repressão da ditadura deu-se por meio de diversos mecanismos. O primeiro mecanismo foram os Atos Institucionais, o suporte jurídico que possibilitava aos militares perseguir e aprisionar todos os que eram considerados opositores do regime.
A Operação Bandeirante, ou simplesmente OBAN, foi uma organização criada em 1969 pelo Regime Militar do Brasil. Seu objetivo era investigar e desarticular facções revolucionárias comunistas que subsistiam à época no país.
Sua atuação era pautada na Doutrina de Segurança Nacional, formulada no contexto da Guerra Fria no National War College estadunidense e aprofundada no Brasil pela Escola Superior de Guerra (ESG). Os DOI-CODI eram centros de tortura e assassinato de pessoas que se opunham à ditadura militar.
O regime militar montou um tripé repressivo, baseando-se no trinômio vigilância-censura-repressão. Por “vigilância”, o regime entendia a produção de informações e a espionagem sobre pessoas e organizações vistas como subversivas ou opositoras.
Até 1967, a ditadura se utilizou da estrutura de repressão já existente nos estados, mobilizando os Departamentos de Ordem Política e Social, subordinados às Secretarias de Segurança Pública e os policiais civis lotados nas Delegacias de Furtos e Roubos, famosos pelo uso da violência e a prática da corrupção.
→ Repressão. A Ditadura Militar ficou marcada por ser um período de exceção, no qual todo tipo de arbitrariedade foi cometido pelo governo em nome da “segurança nacional”. A ditadura ficou marcada pelas prisões arbitrárias, cassações, expurgos, tortura, execuções, desaparecimento de cadáveres e até mesmo por atentados com bombas.
Com o golpe civil-militar que derrubou Joã o Goulart, Ranieri Mazzilli foi nomeado presidente provisório. No dia 9 de abril, foi emitido o Ato Institucional nº 1, dispositivo de lei que estabelecia o aparato de repressão da ditadura. Humberto Castello Branco foi escolhido, em eleição indireta, como o presidente da ditadura, que se ...
Ao longo dos 21 anos de ditadura, diferentes formas de resistência foram organizadas na sociedade brasileira. Primeiramente, é importante mencionar o papel das manifestações populares que aconteceram entre 19. O Rio de Janeiro, por exemplo, foi palco de manifestações gigantescas que sofreram dura repressão da ditadura.
Como criar um cartão de aniversário personalizado?
Qual palavra pode substituir tirando?
Como o professor pode ajudar o aluno no processo de aprendizagem?
Qual a diferença entre cicatrização por primeira segunda e terceira intenção?
Quais os bairros mais perigosos de Ubatuba?
O que é uma placa de advertência?
Qual foi o maior roubo da história?
Quais os editores de código mais usados atualmente?
Qual a stream mais assistida da Twitch?
Quantos atestados O funcionário pode apresentar?
O que é uma situação problema em matemática?
Qual a principal expressão da cultura popular do Rio de Janeiro?
Em que casos a decisão do Tribunal do Júri comporta apelação?
O que é proliferação celular atípica?
Quem tem alergia a níquel pode usar aço cirúrgico?
O que é imobilização na enfermagem?
O que está causando a extinção da baleia azul?