O capitalismo industrial é uma nova fase do sistema econômico, surgido em meio a um processo de revoluções políticas e tecnológicas na segunda metade do século 18. A partir daí ocorre a lenta superação do capitalismo comercial, mais conhecido como mercantilismo, que surgiu no final do século 14 e vigorou até então.
O Capitalismo Industrial foi o sucessor do capitalismo comercial. Neste, os países optavam por evitar o livre comércio, por meio de medidas protecionista. Dentre as ações, pontos como a aplicação de tarifas ou até mesmo a proibição do transporte de mercadorias.
Características do capitalismo industrial
Esse modelo de capitalismo começou a se desenvolver a partir de 1760, quando a Inglaterra viveu a primeira Revolução Industrial. O que marca essa fase é a invenção do tear mecânico e da máquina a vapor, o uso de carvão e do ferro.
O seu surgimento se deu como resultante da Primeira Revolução Industrial, porém a sua consolidação só conseguiu ser concluída entre a metade do século XIX e início do século XX, quando ocorreu a Segunda Revolução Industrial.
De acordo com esse texto, a transição do capitalismo comercial para o capitalismo industrial foi resultado da ascensão das ideias liberais na sociedade. da intensificação da divisão da sociedade em estamentos. do controle do consumo como prevenção ao desabastecimento.
A ascensão do Capitalismo se deu no período histórico das Revoluções Industriais dos séculos XVIII e XIX, de modo que o sistema econômico da época é chamado de Capitalismo Industrial, que surgiu porque Feudalismo e Mercantilismo não haviam atendido a demanda por bens de consumo e empregabilidade que só crescia.
O Capitalismo Financeiro – também conhecido como Capitalismo Monopolista – é a fase do sistema capitalista caracterizada pelo crescimento da especulação financeira em torno de ações de empresas, juros, títulos de dívidas e outras formas de crédito que se transformaram em mercadorias, sendo comercializadas como tais.
Capitalismo financeiro, também chamado de capitalismo monopolista, corresponde a um tipo de economia em que o grande comércio e a grande indústria são controlados pelo poderio econômico dos bancos comerciais e outras instituições financeiras.
As principais características do Capitalismo Industrial são: Industrialização e desenvolvimento dos transportes; Nova forma de divisão social do trabalho; Trabalho assalariado; Liberalismo e livre-concorrência; Intensificação das relações comerciais internacionais
Aqui encontramos outro traço do Capitalismo Industrial: A mobilidade social. Em geral, os grandes donos das indústrias eram originários da mesma classe social que seus operários. Eles costumavam ser plebeus e de classes baixas, e acumularam riqueza quando empreenderam quebrando os padrões da época.
Antes do Capitalismo Industrial, o número de empregos era extremamente limitado, tanto na agricultura como nas artes e demais trabalhos manuais. Para piorar, existiam corporações que arrochavam ainda mais a oferta de emprego, as quais eram compostas pelos profissionais ativos que impunham uma série de restrições para o exercício do trabalho.
A empregabilidade no Capitalismo Industrial foi amplamente criticada por causa da insalubridade das fábricas. De fato, as circunstâncias de trabalho não eram das melhores, mas sem elas a condição dos trabalhadores seria ainda pior, ainda mais degradante situação de vulnerabilidade social.
Porque o morcego é um mamífero?
Como usar mule de salto baixo?
Qual a importância ou não de se conhecer e aplicar as teorias da aprendizagem?
Como colocar a mão na biometria do Bradesco?
Como o país foi organizado após a independência?
Como você avalia a EAD como política pública em nosso país?
Por que o passado é importante para a compreensão do presente?
Como colocar link nos Stories pelo celular?
Como funciona o aplicativo Pacer?
Como consultar guias de INSS em aberto?
Como fazer uma marca d'água nas fotos?
Como o pedagogo pode ajudar no conhecimento da saúde escolar?
O que pingar no ouvido de Gato?
Como um pedestre deve se comportar no trânsito?
Como se posicionar as peças no tabuleiro de xadrez?
Qual trabalho do pedagogo no sistema prisional?
Qual a posição do Picote no momento da interpretação radiográfica?