Assim, o funcionamento do sensor de combustível ocorre através da mudança de posição do flutuador. Quando o tanque está cheio, o flutuador se encontra na posição mais elevada fazendo com que um contato deslizante de resistência variável, existente no equipamento, permaneça próximo ao aterramento.
Estando com funcionamento perfeito, desligue o cabo da bateria, monte o conjunto bomba no tanque e recoloque o fusível retirado anteriormente. Ligue novamente o cabo da bateria e a chave de ignição, assim, o sensor de nível estará calibrado com o painel do veículo.
O melhor é Bosch, o original. Dentre as paralelas, A DS tem o melhor padrão qualidade.
Como testar o marcador de combustível no painel: multímetro Ligue a ignição do motor e teste com um multímetro entre o solo e o terminal positivo na parte de trás do medidor; deve ser marcado com um “+” ou “I”. Se não houver tensão, a falha está no circuito de ignição – e o medidor provavelmente está bom.
Como explicado, a boia dentro do tanque se movimenta de acordo com a quantidade de combustível. Ao parar em ladeiras ou declives pode ocorrer uma falsa leitura das informações por causa da agitação que acontece dentro do tanque. Por isso, espere alguns minutos em linha reta para voltar a considerar os dados do painel.
O sensor de nível de combustível, também conhecido como boia de combustível, não tem uma quilometragem específica para ser substituído. Contudo, é uma peça que sofre desgaste ao longo do tempo e precisa ser trocada quando apresenta defeitos.
No caso dos sensores de nível de combustível de automóveis, o modelo mais comumente utilizado é aquele que utiliza um flutuador.
Os sensores de nível de tanque de combustível são equipamentos que possuem baixa precisão, devido à sua necessidade e ao custo empregado. Isto acontece pois, muitas vezes, um flutuador alcança seu ponto máximo antes que o tanque esteja totalmente cheio e seu ponto mínimo antes que esteja totalmente vazio, devido a extensão do seu curso mecânico.
A indicação de aplicação de um sensor de nível capacitivo é na realização da medição de materiais que apresentem, no mínimo, 1,2 de constante dielétrica. Isso faz desse sensor um equipamento fácil de ser aplicado durante o controle de materiais sólidos a granel, líquido com grande densidade e massas.
Isso porque a boa nunca vai conseguir representar fielmente o nível de combustível dentro do carro, porque quando o tanque estiver cheio na verdade a boia estará submersa, e o medidor só começar a se movimentar para a parte vazia quando ela estiver descendo, depois que o combustível já tiver abaixo do nível da própria boia.
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