No varejo, a comercialização pode ocorrer por meio da venda assistida, correio, telefone, internet ou venda pessoal. De acordo com Philip Kotler, qualquer atividade de venda de bens ou serviços realizada diretamente ao consumidor final é definida como varejo.
De acordo com dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada pelo IBGE, o volume de vendas do comércio varejista no Brasil fechou 2020 com uma alta de 1,2%, e crescimento de 6% na receita nominal.
Um formato de varejo é definido pelo tipo de loja presente em uma rede de lojas, sendo possível incluirmos lojas físicas e virtuais. Uma rede de lojas pode ter um único formato, algo, aliás, cada vez menos comum, ou vários, sob uma única marca ou sob marcas diferentes.
Exemplos:
O consumidor tem duas opções para fazer suas compras: o varejo e o atacado. A diferença entre as duas alternativas é uma só. O atacadista vende para pessoas jurídicas, ou seja, empresas que trabalham com venda de consumo de alimentos. Já o varejista vende para qualquer pessoa.
Muito valorizado e bem visto no mercado, o profissional de varejo é multifuncional, sabe trabalhar sobre pressão e tem foco em resultados. São verdadeiros líderes: carismáticos, simpáticos, dinâmicos e com uma imensa capacidade de motivar qualquer equipe.
Segundo uma pesquisa realizada pela empresa DHL o e-commerce deverá crescer 22% até 2021, em toda a América Latina. De acordo com o estudo, o Brasil tem uma expectativa de crescimento de 17%, ficando atrás apenas do México, com 25%.
O varejo comercializa por unidades, definindo os preços com base na média oferecida pelo mercado local. No varejo, os preços são mais altos, mas o consumidor final tem a possibilidade de fracionar o pagamento, através do cartão de crédito, por exemplo.
O marketing de varejo segue os mesmos princípios do marketing que já conhecemos bem, aplicados à realidade das lojas. Você certamente se lembra dos tradicionais 4 Ps do mix de marketing: produto, preço, praça e promoção. Eles formam a essência do marketing de varejo, junto com alguns outros conceitos que vamos conhecer agora.
O mercado varejista, ou simplesmente varejo, é o setor que atende diretamente o consumidor final, diferentemente do atacado no qual são negociadas grandes quantidades de produtos destinados à revenda para outros comerciantes — geralmente varejistas.
O preço é outro pilar do marketing de varejo, que determina o público-alvo da loja, estratégias promocionais e formato de venda. Para precificar seus produtos, os varejistas precisam chegar a um valor que cubra todos os custos e despesas, deixando uma margem de lucro satisfatória.
O ponto, ou praça, é uma variável essencial para o sucesso do marketing de varejo. Afinal, a localização determina qual será o público-alvo da loja, quão fácil será o acesso ao estabelecimento e como funcionará a operação logística junto aos fornecedores.
Como ganhar curtidas Nos comentários do YouTube?
Como melhorar a troca de marchas?
O que fazer para ganhar velocidade?
Como ver os comentários do PDF?
Como ganhar dinheiro com Amazon em casa?
Como são as feridas da catapora?
Como mudar a timeline do Twitter?
Quais são as guerras atuais no mundo?
Como otimizar transmissão de tela Chrome?
O que são cochonilhas nas plantas?
O que fazer para tirar o vermelho dá espinha?
Como iniciar uma carta a um amigo?
O que fazer quando um relacionamento está desgastado?
Como melhorar a resolução da segunda tela?
O que são gametas e como são formados?
Como aumentar a velocidade da internet em jogos?
Como era a família contemporânea e como é a família atual?