Para conseguir concorrer as vagas remanescente os candidatos precisam ter realizado uma edição do Enem de 20. A média mínima requisitada é de 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação, assim como também a renda mensal de até salários-mínimos por pessoa da família.
Nesse caso, os candidatos deverão complementar sua inscrição no prazo de três dias úteis, contados do dia subsequente ao da divulgação de sua pré-seleção no sistema. O prazo final para a lista de espera é 31 de agosto. Em 2021, o Fies tem a oferta total de 93 mil vagas.
Tradicionalmente, as vagas remanescentes do Fies eram preenchidas pela ordem de inscrição dos candidatos, o que pode gerar problemas para os participantes caso haja instabilidade no sistema do financiamento. Com a mudança, a seleção será semelhante às vagas regulares do Fies.
1º período de Inscrição em vagas remanescentes: 8 a 10 de setembro (para candidatos não matriculados e matriculados); 2º período de inscrição em vagas remanescentes: de 27 a 29 de outubro (para matriculados)
O número de vagas no FIES é definido pelo MEC, de acordo com o orçamento reservado para o programa. Fica a cargo do Ministério divulgar ou não com antecedência essa informação. Para a edição de 2021, o MEC oferece 93 mil vagas, número abaixo do FIES 2020, que abriu 100 mil vagas.
Outro critério para obter o financiamento é o de renda, que deve ser no limite de até três salários mínimos de renda mensal bruta per capita. As inscrições para o processo seletivo do segundo semestre de 2021 do Fies começam nessa terça-feira, 27, e seguem até o dia 30 de julho, na página do programa.
Como funciona o FIES 2021? O FIES 2021 não é semelhante a nenhuma bolsa, o que ele faz é adiar o pagamento de uma porcentagem da faculdade. Se trata de um financiamento onde o estudante deve pagar apenas os juros enquanto estuda, o valor do curso, é acertado apenas depois de formado.
As bolsas remanescentes são aquelas não preenchidas no processo seletivo, nas duas chamadas regulares e também na lista de espera do programa. A disponibilidade dessas bolsas ocorre por desistência dos candidatos pré-selecionados ou falta de documentação, por exemplo.
Quem não passar nas vagas remanescentes do FIES do segundo semestre tem ainda a oportunidade de entrar numa faculdade privada por meio do ingresso direto. A modalidade permite conseguir vaga sem fazer vestibular, apenas com a nota obtida no Enem: é só informar as pontuações no site da faculdade desejada e correr para garantir a matrícula.
Quando abrem inscrições para as vagas remanescentes do FIES 2020.2. Normalmente o processo de vagas remanescentes do FIES do segundo semestre acontece nos primeiros dias de setembro. Só depois da divulgação do edital do programa, em agosto, é que teremos os dias exatos. As vagas remanescentes são uma seleção inteiramente nova.
O novo FIES possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. O financiado começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos diminuam consideravelmente.
As inscrições ocorrem no site oficial do FIES durante o período determinado. Para quem ainda não está matriculado num curso de nível superior, o período de inscrição fica aberto por uma semana. Para candidatos já matriculados em alguma faculdade, o prazo se estende por um período bem longo – do início de setembro até o final de novembro.
Como voltar à tela normal do Windows?
Como garantir a execução trabalhista?
Como faço para entrar no meu E-mail iG?
Como saber se o controle do PS4 está bom?
Como funciona o prêmio Top of Mind?
Como reativar uma conta desativada no Yahoo?
Quanto tempo demora para excluir conta do Google?
Como identificar se o cão gosta de você?
Como ganhar dinheiro no Pix de graça?
Como saber se o creme de hidratação?