É aquela feita para reduzir/evitar falhas ou quedas no desempenho dos equipamentos. Envolvendo tarefas sistemáticas como: as inspeções, substituição de peças e reformas. De acordo com a orientação do fabricante, por exemplo, sobre o tempo necessário para cada supervisão, traça-se um plano de manutenção.
Geralmente, as ordens de manutenção programada (e não estamos falando da do tipo corretiva) são geradas por uma equipe de planejamento e controle da manutenção, o PCM. Este setor que é responsável por planejar, controlar e informar tudo que acontece na manutenção.
Manutenção preventiva é uma ação planejada e sistemática de tarefas de prevenção de forma constante e envolve programas de inspeção, reformas, reparos, entre outros. A manutenção preventiva é a monitoração de um determinado objeto estudado para evitar que ele apresente erros ou se quebre.
A função Manutenção Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) (1994), manutenção é a combinação de todas as ações técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em um estado no qual possa desempenhar uma função requerida.
Em outras palavras, a análise deve culminar em procedimentos específicos que estabeleçam se a melhor forma de tratar um determinado risco é com uma ação preventiva ou corretiva. Para isso, deve ser formulada uma hipótese que engloba uma sequência de eventos responsáveis — direta ou indiretamente — por aquela falha.
Manutenção Preditiva
Redução do tempo de parada das máquinas: 50 a 80% Aumento da vida útil das máquinas: 20 a 40% Aumento da produtividade: 20 a 30% Aumento dos lucros: 25 a 60%
Uma empresa de manutenção preventiva e corretiva realiza serviços de reparos em máquinas, equipamentos e instalações industriais, a fim de que as operações funcionem de maneira segura, eficiente e ágil.
A manutenção preventiva normalmente é utilizada para evitar falhas em máquinas depois de um tempo ou volume de uso. Para isso, são agendados gatilhos que ativam a manutenção. Se levarmos em consideração um carro por exemplo, poderíamos dizer: Manutenção preventiva baseada no tempo: Trocar o óleo a cada 6 meses.
Como você já viu ao longo da leitura, a manutenção preventiva tem como foco principal prevenir uma falha ou quebra no equipamento. Também é útil para reduzir a velocidade de desgaste de veículos, máquinas e dispositivos em geral.
Para que uma pessoa compreenda melhor os tipos de manutenção, é importante entender a fundo sua principal função e seus benefícios. Com base nesses conhecimentos, é possível compreender como cada um dos modelos pode contribuir para que a indústria opere de forma eficiente e lucrativa.
Isso ocorre porque, caso uma máquina apresente falha ou mal funcionamento, toda a produção pode ser paralisada até que ela volte a funcionar, o que tende a gerar uma série de prejuízos. Levando esse fato em consideração, é fácil entender a necessidade da manutenção.
Basicamente, o objetivo da manutenção industrial é prevenir possíveis falhas em máquinas e equipamentos e, quando elas ocorrem, eliminá-las antes que causem graves prejuízos para a indústria. Um cuidado que tende a gerar ao menos três benefícios diretos.
Independentemente do setor, fazer a manutenção preventiva de equipamentos da empresa é um recurso poderoso para promoção da economia e otimização dos processos.
Quem nasceu em 2004 se alista quando?
Qual o melhor suco para barriga inchada?
Como colocar 1 25 no parágrafo?
Como é a dor da síndrome do intestino irritável?
Quem trabalha em escala 4X2 tem direito a feriado?
Porque a família real foi obrigada a abandonar Portugal?
Como recuperar a sensibilidade da pele?
Como saber se é só gripe ou Covid?
Pode usar Bluetooth no avião Latam?
Como energizar pulseira de pedras?
O que é exemplo de texto argumentativo?
Porque não devo comprar seguidores?