O governo era concentrado nas mãos de um rei, conhecido como basileu. Em algumas cidades-estados o rei contava com um conselho de nobres para governar. ... A monarquia existiu em muitas cidades-estados na fase inicial da história da Grécia Antiga, ou seja, no Período Homérico (entre 900 a.C. e 700 a.C.).
República
ParlamentarismoRepública constitucional
Grécia/Governo
Desde 1 de junho de 1975, com a adoção da nova constituição, a Grécia é uma democracia republicana parlamentarista. A monarquia foi rejeitada em 8 de dezembro de 1974. O poder executivo é regido pelo chefe de Estado, que é eleito pelo parlamento.
Além de Esparta e Atenas, Tebas, Creta e Troia também foram importantes cidades-Estados (ou pólis gregas), porém se destacaram mais nas relações comerciais.
monarquia
O governo nas cidades-Estados A monarquia foi o regime político inicial em todas as póleis gregas; todas elas foram, pelo menos inicialmente, governadas por reis. Além de governarem as cidades, os reis também desempenhavam funções religiosas, atuando como sacerdotes e representantes dos deuses.
Na democracia ateniense, os cidadãos eram iguais perante as leis, considerando-se como cidadão o homem com mais de 18 anos, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. As duas principais instituições dessa democracia eram a Bulé, o conselho que formava as leis, e a Eclésia, a assembleia que tomava as decisões.
Aristocracia
MonarquiaRepúblicaDiarquia
Esparta/Governo
Atualmente o cargo é ocupado por Katerina Sakellaropoulou. A residência oficial do presidente grego é o Palácio Presidencial (antigo Palácio Real), no centro de Atenas.
A polis grega eram as cidades estados da Grécia Antiga, as quais foram fundamentais para o desenvolvimento da cultura grega no final do período homérico, período arcaico e período clássico. Sem dúvida Atenas e Esparta merecem destaque como as cidades gregas (polis) mais importantes do mundo grego.
Na Antiguidade, as cidades-estados na Grécia eram chamadas de pólis, termo utilizado para designar um sistema político, onde essas cidades exerciam soberania dentro do país em que estavam, e eram conhecidas por serem um centro político, cultural e econômico.
Saiba quais foram as quatro formas de governo que existiram na Grécia Antiga e suas principais características. Entre os séculos IX a.C. e I a.C. a Grécia passou por quatro formas de governo diferentes: monarquia, oligarquia, tirania e democracia.
Atenas era a maior e mais rica cidade da Grécia Antiga durante os séculos V e IV a.C. Existem relatos da época que reportam um volume comercial externo (soma das importações e exportações das cidades do império ateniense) da ordem de 180 milhões de dracmas áticos, valor duas ou três vezes superior ao orçamento do Império Aquemênida na mesma época.
O primeiro período de formação da Grécia é chamado de pré-homérico. A Grécia antiga se formou da miscigenação dos povos Indo-Europeus ou arianos ( aqueus, jônios, eólios, dórios ). Eles migraram para a região situada no sul da península Balcânica, entre os mares Jônico, Mediterrâneo e Egeu.
O comércio ocorria entre as cidades gregas, nas margens do Mediterrâneo e afetava toda sociedade grega. Para realizar as trocas comerciais se usava a moeda " dracma ". Havia tanto o pequeno comércio do agricultor, que levava sua colheita ao mercado local, quanto o grande comerciante, que possuía barcos que faziam toda rota do Mediterrâneo.
Quem tem mais de 65 anos têm desconto no Imposto de Renda?
Quanto cobrar para cuidar de um Instagram?
Quais são os objetivos específicos da Matemática?
Quanto tempo posso deixar dinheiro no PicPay?
Qual é o significado do nascimento de Jesus Cristo?
Para que serve dar ovo cru para cachorro?
Qual o melhor remédio para humor?
Quanto tempo demora para confirmar pagamento boleto Bradesco?
Qual é o mineral essencial à vida?
Quais as características da primeira fase do Modernismo no Brasil?