Quando os raios atingem o corpo, encontram moléculas do produto que absorvem a energia do Sol. A absorção agita as moléculas, que ficam em estado de excitação, voltando em seguida ao estado natural, o que faz com que a pele receba uma fração de energia solar menos agressiva e reflita o restante.
Enquanto o bloqueador reflete a radiação, os protetores possuem componentes que absorvem os raios UVA e UVB e os transformam em luz visível, inofensiva pra pele. Para o dia a dia, o recomendado é que se use protetor solar com FPS entre 15 e 20.
O protetor solar incolor protege dos raios UVA e UVB, formando uma barreira de proteção, prevenindo o envelhecimento precoce e o câncer de pele. Ele ainda pode contar com algumas características como ação antioxidante, hidratante e proteção ao DNA, basta escolher o que melhor atende às necessidades da sua pele.
De acordo com a médica, a duração do efeito do protetor solar na pele depende de muitos fatores: “Os principais são a combinação de filtros, a estabilidade deles e, claro, o fator de proteção. Atualmente filtros de boa qualidade conseguem manter a pele protegida por até 8 horas”, esclareceu.
De acordo com a dermatologista, até mesmo quem trabalha em escritório precisa passar o protetor solar na face. "Se não houver exposição direta ao sol, pode aplicar pela manhã e depois do almoço. Caso contrário, o ideal é passar de 2 em 2 horas ou após mergulhar na piscina ou na praia", detalha a doutora.
32 curiosidades que você vai gostar
É bom passar protetor solar à noite, mas não é recomendada a aplicação na hora de dormir. Nesse momento, o protetor (assim como todos os resíduos do dia) devem ser retirados do rosto, de forma a fazer uma limpeza profunda, preparando a pele para os cuidados durante o período de sono.
É verdade. De acordo com a maioria dos dermatologistas, todo protetor solar ajuda a clarear manchas na pele de forma preventiva. Basta aplicar e reaplicar o produto todos os dias na quantidade e frequência recomendada para proporcionar o efeito clareador.
Quanto mais baixo, menor é o tempo de proteção que o produto concede à pele, ou seja, um filtro com FPS 30 protege a pele da ação dos raios solares por um período 20 vezes menor do que um com fator de proteção 50.
Uma pessoa morena não tem necessidade de aplicar um FPS70, levando em conta que com a proteção mínima ela consegue se expor até 15 horas e ainda assim ficar protegida contra os raios UVB e UVA, desde que não transpire em excesso nem entre na água.
“É difícil apontar um período específico, mas você deve esperar até sentir o cosmético bem seco na pele, o que geralmente leva de 30 a 60 segundos.” Esperar o tempo correto é fundamental para a eficácia do protetor solar, isso porque o fotoprotetor pode ser diluído por outros produtos.
"O protetor solar com cor pode ser mais eficiente que o sem, já que protege também da luz visível", explicou a especialista. A luz visível, que muitas vezes é esquecida na hora da proteção, pode ser emitida tanto pelo sol como por televisão, telas de computador e até mesmo lâmpadas fluorescentes.
A fotoproteção diária é o caminho ideal! E mais: utilizar um filtro solar todos os dias ainda auxilia no combate ao envelhecimento precoce, ressecamento, oleosidade excessiva, manchas e até mesmo ao câncer de pele.
O maior benefício do filtro solar é a defesa contra as queimaduras solares e o câncer de pele, causados pela exposição excessiva à radiação ultravioleta. Além do mais, ele ajuda a evitar o desenvolvimento de alergia e o envelhecimento precoce.
O seu filtro solar tem FPS 60 não fica mais tempo na pele do que o de FPS 30 - logo, o intervalo de reaplicação a cada 2h é exatamente o mesmo para todos os tipos! Importante lembrar: a única concessão de horário possível é exclusiva para quem passa o dia em ambientes fechados, como escritórios.
Como a pele já dispõe de alguma proteção natural, o fator indicado é pelo menos o FPS 30. Mas o FPS 50 é o ideal.
Se uma pessoa demora em geral 5 minutos para apresentar vermelhidão sem proteção solar, , usando um filtro solar de FPS 30 ela consegue ficar 30 vezes mais do que esse período, ou seja, 150 minutos, se estiver usando um FPS 70 ela fica 70 vezes mais protegida, ou seja 350 minutos.
Por exemplo, com um fator de proteção igual a 30, a pessoa fica trinta vezes mais protegida do que se estivesse sem o produto, com FPS 60, sessenta vezes mais, e por aí em diante.
Quando se usa um filtro solar com FS 15, por exemplo, a mesma pele leva 15 vezes mais tempo para ficar vermelha. Se, em vez disso, usarmos FS 30, significa que, para cada minuto com o protetor, estaremos protegidos durante 30 minutos.
Na verdade, esses protetores são efetivos contra UVB, que é a principal causa de queimaduras solares, e são classificados de acordo com o nível de proteção solar ou SPF: SPF 15 Bloqueia 93% da radiação UVB. SPF 30 Bloqueia 97% da radiação UVB. SPF 50 Bloqueia 98% da radiação UVB.
5 Melhores Protetores Solares para Melasma:Protetor Solar Clareador Biosole Oxy FPS 50 Vitamina C e Niacinamida. ... Protetor Solar com Vitamina C e Niacinamida Clareador Pure C FPS 50. ... Protetor Solar Alta Proteção Antimanchas Normalize Hydra Comfort FPS 90. ... Protetor Solar Fluido Biosole Fluid FPS 90 Anti Manchas.
Protetor Solar Facial Vichy
Anthelios AE-Pigmentation é um protetor solar anti-idade com ação despigmentante, que ajuda no tratamento de manchas na pele, como o melasma. Isso porque o produto possui um complexo despigmentante (PHE-Resorcinol + LHA) que ajuda a reduzir essas marcas em até quatro semanas.
Tratamentos para clarear a pele
O ácido mais frequentemente utilizado é o ácido glicólico, que é um tipo de ácido derivado da cana de açúcar que tem propriedades esfoliantes, hidratantes, clareadores, anti acneicas e rejuvenescedoras.
Apesar de a radiação em espaços abertos ser bem maior do que em ambientes fechados, é importante lembrar que os danos são cumulativos. Ou seja, ainda que a luminosidade seja baixa, a exposição constante pode aumentar o desenvolvimento de manchas na pele. Por isso, é importante usar o protetor solar dentro de casa.
Ao se expor ao sol sem proteção, você aumenta o risco de sofrer queimaduras. No futuro, a lesão funciona como um perigo ao desenvolvimento do câncer de pele.
“Ele deve ser reposto a cada 2 ou 3 horas, isso é necessário para ter a proteção completa”, explica a Dra. Marcele.
Qual a melhor cuba inox para cozinha?
Quais foram os principais autores desse período?
Qual é a fórmula do comprimento?
Quanto tempo um soldado fica na Aeronáutica?
Como se chama a pessoa que tem mania de roubar?
Qual horário posso acender vela para pomba?
Como deixar uma planilha mais profissional?
Qual fenômeno no mundo do trabalho ocorreu a partir da década de 70?
Qual necessidade está no topo da Pirâmide de Maslow?
Quem é o declarante na certidão de óbito?
O que quer dizer a palavra Shekinah?
Qual a cidade da Bahia que tem menos população?
Como tirar a crosta de gordura da panela?
Qual a diferença entre médico especialista e residente?