No Brasil, o transplante só é realizado com autorização. No caso do doador ser vivo, basta ele concordar com a doação, desde que ela não prejudique sua própria saúde. O doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea ou parte do pulmão.
Os principais passos para doar órgãos são:
A doação de alguns órgãos ou tecidos pode ocorrer em vida (doador vivo) sem que isso afete a saúde do doador. Outros órgãos ou tecidos somente podem ser doados após a morte (doador falecido). Pela lei brasileira a doação de órgãos de doador falecido só é permitida em uma situação chamada Morte Encefálica.
Quanto aos motivos de recusa da doação dos órgãos, foram revelados: a crença religiosa; a espera de um milagre; a não compreensão do diagnóstico de morte encefálica e a crença na reversão do quadro; a não aceitação da manipulação do corpo; o medo da reação da família; a inadequação da informação e a ausência de ...
Maria Constança Velloso Cajado – Diversos fatores contribuem para a recusa familiar para doação de órgãos e tecidos no Brasil: a falta de informação da população; a insatisfação na assistência hospitalar; a dificuldade de compreensão referente à morte encefálica; a entrevista familiar para doação inadequada; o ...
A doação de órgãos é um processo simples e pode salvar muitas vidas: remove-se um órgão ou tecido de um doador voluntário ou, em caso de óbito, mediante autorização, e se faz o transplante no paciente enfermo. Para ser doador no Brasil, é preciso apenas informar a sua família. Não há necessidade de registrar em documento.
"Isso é estipulado na Resolução da Diretoria Colegiada e pelos bancos de olhos pela viabilidade e para a qualidade do tecido", acrescenta Daiane. A doação de órgãos acontece desde a década de 1960 no Brasil.
Os órgãos e tecidos que podem ser doados ainda em vida são o rim, parte do fígado, medula óssea e sangue. Isso é possível porque o doador pode levar uma vida normal mesmo após essas doações. Fígado Apenas parte do fígado, cerca de 4 cm, pode ser doado, e a recuperação é igual a de uma pequena cirurgia abdominal, em alguns dias.
Além disso, a doação de órgãos é contraindicada em casos de infecções graves por bactérias ou vírus e que atingiram a corrente sanguínea. A doação de órgãos também é contraindicada caso o possível doador esteja em coma. No entanto, caso após a realização de alguns exames seja confirmada a morte cerebral, a doação pode ser feita.
Quais são os conceitos de administração?
Como os direitos civis surgiram?
Como surgiram as primeiras células Brainly?
Quando e onde surgiu a língua espanhola no mundo?
Como surgiram as lâmpadas de LED?
Como se deu o surgimento dos eucariontes?
O que leva o indivíduo a ter gastrite?
Qual a origem de Nossa Senhora Aparecida?
Como surgiram os bancos na Idade Média?
Quanto tempo leva para colher teca?
Quando e onde surgiu a mímica?
Como se formam as montanhas resposta?